Dívidas: seis passos para evitar que elas se acumulem

O que fazer para evitar que as dívidas se acumulem? Que passos devo dar? Veja nosso Passo a Passo e aprenda!

Perder o controle das finanças pode acontecer com qualquer pessoa. Mas o quanto antes você puder voltar aos trilhos, melhor. Por isso, daremos seis dicas do que fazer para evitar o acúmulo de dívidas.

O primeiro passo é: para evitar o acúmulo de dívidas, não crie mais dívidas. É comum que no desespero de pagar todas as faturas você acabe criando novas dívidas, com cheque especial, empréstimos ou até com cartão de crédito. Ou estar tão desligado da realidade financeira que segue gastando, e as despesas viram bola de neve. Portanto, se a meta é diminuir as dívidas, comece parando de gastar.

Agora é hora de tomar coragem e encarar esse problema de frente: analise as dívidas. Faça um levantamento de quais são as dívidas, e se estão em dia ou atrasadas, além das taxas de juros.

Registre seu saldo, quantos cartões de crédito tem, como estão as faturas, se há empréstimos, financiamentos, quais são os boletos mensais. Com todas as dívidas em uma lista você consegue concretizar e raciocinar melhor sobre o tamanho do problema, e assim, ficar mais alerta ou mais aliviado para pensar nos próximos passos.

Evite dívidas com organização financeira

Além disso, é importante fazer sua organização financeira. Se quiser saber mais sobre o assunto, aqui na IF temos um vídeo de Passo a Passo com seis dicas para ter o controle das suas finanças. O básico é ter o controle de tudo que entra e tudo que sai da sua conta para ter clareza de para onde o dinheiro está indo. Com isso, você pode cortar gastos desnecessários, focar no essencial e deixar os pagamentos de dívidas previstos e priorizados,

Outro passo essencial nesse processo é não ter vergonha e falar sobre as dívidas. Conversar coma sua família pode ser delicado, mas é importante para todos estarem alinhados e ajudarem a economizar. Falamos pouco sobre educação financeira, mas ela é indispensável. Ela nos ajuda a ter mais informação para melhorar a relação com as finanças. Abra espaço para discussão e aprendizado. Estude para saber como ganhar, poupar, investir e usar o crédito de forma responsável.


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 09h28
Rio ou São Paulo: onde o aluguel é mais barato?

Se for para investir, cuidado. Até a poupança tem rentabilidade melhor do que a locação

Gustavo Zanfer Atualizado em 19.maio.2022 às 14h51
Como montar uma carteira de longo prazo?

É difícil, mas é importante ter uma estratégia financeira para daqui a alguns anos

Listas IF Atualizado em 18.maio.2022 às 17h29 Duração 1 min.
Pense bem antes de gastar no cartão de crédito

O que você pode fazer para gastar com sabedoria (e sem afobação)? Maju Marques dá quatro dicas para cuidar do seu dinheiro

Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 16h08
Por dentro de uma reunião dos devedores anônimos

Irmandade ajuda as pessoas a se livrarem do vício das compras

Anne Dias Publicado em 13.maio.2022 às 07h00
Qual é o peso da sorte e do azar no mundo dos investimentos?

O antídoto contra esta sexta-feira (13) no seu bolso é a educação financeira