Papo de Finanças: dicas para organizar suas contas no começo do ano

O ano-novo chegou e com ele também vêm os impostos, boletos e contas a pagar. Como organizar suas finanças para começar 2022 sem sufoco? Veja as dicas de Nina Silva

Começo de ano sempre vem cheio de faturas e desespero para pagar tudo sem ficar com nenhuma dívida. Por isso, o Papo de Finanças separou algumas dicas pra você passar 2022 com otimismo e felicidade, sem a angústia de que vai faltar dinheiro.

O ano começa e nós queremos férias, tranquilidade, várias idealizações para uma vida nova. Mas você sabe quem não dá descanso, né? Os boletos! Eles não dão um segundo de paz, aparecem todo janeiro. IPTU, IPVA, fatura do cartão com as compras de Natal, seguro, plano de saúde, mensalidade da escola, sem esquecer as contas de sempre tipo luz, gás, água.

Vamos com calma, então. Primeiro, temos os impostos bem típicos do começo do ano. O IPTU é a sigla de Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana, que nada mais é do que o tributo anual para os proprietários de imóveis ou terrenos do país. Já IPVA significa Imposto sobre Veículos Automotores, e como o nome explica, cobra os donos de veículos.

Comece a organizar as finanças pelos impostos

Os dois costumam chegar em janeiro -veja se o seu não chegou ainda! E o que eles têm em comum com as outras contas é que são previsíveis. Temos que usar isso ao nosso favor! Você já sabe que essas contas vão chegar no começo do mês, então a primeira dica não pode ser outra além de: “Planeje-se”.

Quando você consegue estar um passo à frente dos seus boletos você evita sustos. Pode soar chato e trabalhoso, mas ter controle das suas finanças te poupa! Tenta criar uma planilha de controle financeiro ou usar aplicativos em que você coloca ganhos e gastos e ele cria gráficos com as informações.

É uma tarefa para começar agora e seguir todo mês ao longo do ano. Assim, até janeiro de 2023 você já vai saber de cor o que entra e o que sai da sua conta, se tem gastos desnecessários para cortar, quais parcelas vão cair no mês seguinte, adapta seus gastos a sua realidade financeira! Dessa maneira, você se planeja e separa a quantia necessária para quitar as dívidas, seja de começo, de meio ou fim de ano.


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 24.jun.2022 às 18h45
Diesel e gasolina sobem e preços nos postos atingem recorde histórico, diz ANP

Diesel sobe pela terceira semana seguida. Gasolina inverteu movimento de queda e teve nova alta

Redação IF Atualizado em 25.jun.2022 às 07h40
Como o TikTok se tornou uma máquina de fazer dinheiro?

Plataforma vai triplicar receita publicitária este ano, para US$ 12 bi e ainda amplia ganho de tiktokers, avança em games e e-commerce

JOTA Publicado em 24.jun.2022 às 12h39
Projeto transforma créditos de ICMS em ativos virtuais para negociação

Proposta tenta incentivar as exportações no país; especialista afirma que projeto é importante, mas ainda imaturo

Redação IF Atualizado em 22.jun.2022 às 17h32
C6 Bank é impedido pela Justiça de conceder empréstimo consignado

Decisão foi tomada após descumprimento de liminar obtida por Ação Civil Coletiva, impetrada em 2020, que quer interromper crédito sem autorização do consumidor

Listas IF Publicado em 22.jun.2022 às 17h05
Como poupar dinheiro ganhando pouco

Organizar as finanças para investir garante que seu dinheiro vai render e te dar mais segurança lá na frente

Redação IF Atualizado em 23.jun.2022 às 19h17
Dinheiro no fim do mês: Receita abre consulta ao segundo lote da restituição do IR; veja data de crédito

Segundo a Receita, o crédito bancário para 4.250.448 contribuintes será realizado este mês, no valor total de RS 6,3 bilhões