Papo de Finanças: dicas para organizar suas contas no começo do ano

O ano-novo chegou e com ele também vêm os impostos, boletos e contas a pagar. Como organizar suas finanças para começar 2022 sem sufoco? Veja as dicas de Nina Silva

Começo de ano sempre vem cheio de faturas e desespero para pagar tudo sem ficar com nenhuma dívida. Por isso, o Papo de Finanças separou algumas dicas pra você passar 2022 com otimismo e felicidade, sem a angústia de que vai faltar dinheiro.

O ano começa e nós queremos férias, tranquilidade, várias idealizações para uma vida nova. Mas você sabe quem não dá descanso, né? Os boletos! Eles não dão um segundo de paz, aparecem todo janeiro. IPTU, IPVA, fatura do cartão com as compras de Natal, seguro, plano de saúde, mensalidade da escola, sem esquecer as contas de sempre tipo luz, gás, água.

Vamos com calma, então. Primeiro, temos os impostos bem típicos do começo do ano. O IPTU é a sigla de Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana, que nada mais é do que o tributo anual para os proprietários de imóveis ou terrenos do país. Já IPVA significa Imposto sobre Veículos Automotores, e como o nome explica, cobra os donos de veículos.

Comece a organizar as finanças pelos impostos

Os dois costumam chegar em janeiro -veja se o seu não chegou ainda! E o que eles têm em comum com as outras contas é que são previsíveis. Temos que usar isso ao nosso favor! Você já sabe que essas contas vão chegar no começo do mês, então a primeira dica não pode ser outra além de: “Planeje-se”.

Quando você consegue estar um passo à frente dos seus boletos você evita sustos. Pode soar chato e trabalhoso, mas ter controle das suas finanças te poupa! Tenta criar uma planilha de controle financeiro ou usar aplicativos em que você coloca ganhos e gastos e ele cria gráficos com as informações.

É uma tarefa para começar agora e seguir todo mês ao longo do ano. Assim, até janeiro de 2023 você já vai saber de cor o que entra e o que sai da sua conta, se tem gastos desnecessários para cortar, quais parcelas vão cair no mês seguinte, adapta seus gastos a sua realidade financeira! Dessa maneira, você se planeja e separa a quantia necessária para quitar as dívidas, seja de começo, de meio ou fim de ano.