O que são ações? Como investir nelas?

Você já ouviu falar muito delas, mas sabe responder o que são? No Glossário IF, você fica sabendo a origem das ações, que tipos existem e como investir

Se você quer se informar sobre o mercado, sempre vai ver o sobe e desce das ações com destaque nas manchetes. O termo é clichê, ele faz parte do dia a dia de quem investe e até quem nunca tirou o dinheiro da poupança sabe que as tais das ações existem. Mas se eu te perguntar o que é uma ação, você sabe me responder de bate-pronto? Esse é o assunto do Glossário IF.

Quando a gente fala em ação, estamos falando sobre um pedaço de uma empresa, é isso mesmo, são parcelas que compõem o capital total de uma empresa. Para falar de um jeito bem simples, é como se fossem pedacinhos de um grande bolo, fatias de uma mesma pizza. É quando a empresa é dividida entre vários investidores, e aí, os lucros e prejuízos são divididos também.

Existem ações de valores diversos. É claro que tem as mais caras, que talvez a gente precise esperar uns anos para conseguir, mas tem outras bem em conta. Tem ação de menos de trinta reais! Claro que esses valores podem variar de tempos em tempos, o mercado é volátil e muda dependendo de como a empresa está lucrando, se ela se meteu em alguma cilada, se o produto que ela vende desvalorizou ou valorizou. Por isso, é preciso ficar de olho.

Para não criar expectativas erradas, vale lembrar que se o investimento é baixo, como de trinta reais, você não terá um retorno alto. Ele costuma ser proporcional ao investido.

Tipos de ações

Existem dois tipos de ações. Temos as ações Preferenciais (PN) ou Ordinárias (ON). Se você compra ações PN, tem a preferência quando a empresa resolver distribuir os seus dividendos, ou seja, os lucros. Esse movimento acontece, em média, uma, duas ou três vezes por ano.

Já se é proprietário de Ordinárias, você faz parte do conselho da empresa. Significa apenas que você pode frequentar a assembleia de acionistas. Não quer dizer, no entanto, que você possa dar sua opinião.

Quer saber mais sobre ações e investir nelas? Veja o Glossário IF!


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 25.maio.2022 às 08h34
Bolsas europeias e futuros de NY têm alta moderada, antes da ata do Fed

À espera do documento, no pré-mercado em NY, o futuro do S&P 500 tinha leve alta de 0,06% e do Nasdaq avançava 0,18%

3 min
Valor Econômico Publicado em 25.maio.2022 às 07h36
Após nova troca, ações da Petrobras caem

Investidor volta a analisar peso político, mas efeito na bolsa foi limitado por ativo ser considerado barato

5 min
Redação IF Atualizado em 24.maio.2022 às 19h58
‘Travamos o bom combate’, disse Coelho, por WhatsApp, em mensagem de despedida

Funcionários relatam clima de falta de rumo com demissão de José Mauro Coelho; indicado para o posto é Caio Paes de Andrade

3 min
Redação IF Atualizado em 24.maio.2022 às 18h18
ADRs da Petrobras recuam 3,8% em NY com troca no comando e data de corte de dividendos

Os recibos de ações (ADRs) referenciados nas ações ordinárias da Petrobras fecharam em queda de 3,80% na bolsa de Nova York

1 min
Glossário IF Publicado em 24.maio.2022 às 17h24
B3: como surgiu, qual é sua história, o que ela faz?

A Bolsa de Valores brasileira é uma das dez maiores do mundo e a maior da América Latina. Saiba mais no Glossário IF

Redação IF Atualizado em 25.maio.2022 às 08h00
Nubank renova mínimas históricas e já vale menos que o BTG. Efeito colateral do fim do lock-up?

Valor de mercado do Nubank corresponde a menos de um terço do Itaú, que vale US$ 48,8 bilhões; no IPO em dezembro, o Nubank estreou com valor de US$ 41,5 bilhões

2 min