Inflação, investimento em ouro e criptoativos na Ucrânia

Isabella Carvalho e Victor Vietti falam sobre a alta na expectativa do INPC, a alta do ouro e a regulamentação de criptomoedas na Ucrânia

No Manhã Inteligente de hoje, Isabella Carvalho, repórter da IF, e Victor Vietti, especialista de investimentos do Itaú Unibanco, comentam os assuntos que podem afetar seus investimentos. No programa de hoje, os assuntos são: inflação e preços, investimento em ouro e criptoativos na Ucrânia.

Inflação: governo eleva expectativa do INPC

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia elevou nesta quinta-feira a sua estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor neste ano. O índice mede a variação de preços para o consumidor na economia. A estimativa subiu de 4,25% para 6,70%. Ele também é referência para ajustes salariais, incluindo o salário mínimo. Com a nova previsão, ele subiria de R$ 1.212 para R$ 1.293 no ano que vem. Um reajuste maior no salário mínimo também faz com que o governo federal gaste mais, já que os benefícios previdenciários não podem ser inferiores ao valor do mínimo.

Ouro em alta

O ouro fechou em alta nesta quinta-feira com a falta de acordo entre Rússia e Ucrânia. Os preços dos contratos do ativo para abril subiram 1,78%. Isso mostra que o investidor voltou a buscar proteção no metal. Essa é a primeira sessão de ganho para o ouro depois de quatro recuos consecutivos, que já acumulava perda de 4,56%.

Criptoativos na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou uma lei sobre ativos virtuais que legalizou a negociação de criptomoedas no país. O mercado será regulado pela Comissão Nacional de Valores Mobiliários da Ucrânia, que será responsável pela emissão de licenças para o funcionamento de corretoras e outras companhias do setor, e também pelo mercado acionário. Corretoras de criptoativos poderão operar legalmente no país.

Saiba mais sobre inflação, ouro e outros assuntos que podem afetar seus investimentos no Manhã Inteligente!