Para onde vai o dinheiro do Imposto de Renda?

Uma parte dessa grana vai para o governo federal, mas estados e municípios também ganham uma fatia

Pra onde vai o dinheiro do Imposto de Renda? Você sabe?

Todo ano, você sabe, a gente precisa declarar o Imposto de Renda. Dependendo de quanto dinheiro você ganhou, de quantos bens você tem, quanto paga de plano de saúde, etc., você paga uma quantia para a Receita Federal do Brasil, certo?

Quem tem emprego fixo paga direto, sem precisar pensar. Quem tem empresa precisa pagar de acordo com o faturamento.

Aliás, se você está com dúvidas de como fazer seu imposto, o que precisa entrar na declaração e muito mais, entra no link aqui na descrição do vídeo. A IF preparou um especial nota dez sobre Imposto de Renda.

O que o governo faz com a grana que você paga de Imposto de Renda?

Agora, você já se perguntou pra onde esse dinheiro vai? O que o governo faz com ele?

Bom, o dinheiro do Imposto de Renda é usado pelo governo para fazer UM MONTE de coisas. Um monte mesmo. Essa grana é usada na saúde, na educação, nos programas de transferência de renda como o Bolsa Família, na segurança pública, enfim, em um monte de lugares.

Não existe uma regra que diz que o dinheiro arrecadado com o Imposto de Renda precisa ser usado em alguma coisa específica. A união pode decidir onde vai colocar esse dinheiro. Mas ele precisa ser usado para o bem público do país.

Ou seja, o dinheiro dos impostos, deve gerar benefícios para quem paga esses impostos. Se isso acontece mesmo na prática ou não, é uma ótima discussão. Pena que não dá tempo de falar sobre isso aqui.

Estados e municípios também ficam com uma fatia desse dinheiro

O que dá pra falar é que essa dinheirama toda não fica só com o governo federal, não. Uma parte vai para os estados e os municípios também. As regras de como esse dinheiro é distribuído estão na Constituição de 1988.

E não pense que é uma festa essa distribuição de dinheiro não. O Tesouro Nacional, que é quem administra esses recursos, precisa divulgar quanta grana está saindo e para onde ela está indo. E os estados e os municípios precisam divulgar isso também.

Então, resumindo, o dinheiro do imposto de renda vai para toda a sociedade. Pelo menos é isso o que deveria acontecer.