Como surgiu o crédito?

Ele surgiu há milhares de anos e foi considerado pecado durante a Idade Média

Você sabia que o crédito nasceu há mais de cinco mil e quinhentos anos?

Ele nasceu com a sociedade suméria, em 3.500 antes de Cristo. Para esse povo, o crédito servia para ajudar a incentivar a agricultura, que era a principal atividade daquela sociedade. Vários outros povos continuaram usando essa ideia ao longo da história.

Na Idade Média, o crédito virou pecado

Uma exceção famosa aconteceu durante a Idade Média na Europa. Nesse período, cobrar juros era visto como pecado pelos cristãos, que dominaram uma boa parte da Europa.

Dá para acreditar? Mas, quando começaram as grandes navegações, a partir de mil e quinhentos, o crédito voltou a ser usado porque essas viagens eram MUITO caras. A partir de então, o crédito virou uma ferramenta usada pelo mundo todo.

Em 1931, vários países decidiram unificar as regras do crédito na Convenção de Genebra. Quem diria que o crédito era tão antigo quanto a humanidade?

Saiba mais sobre crédito aqui na Inteligência Financeira:

Saiba tudo sobre o empréstimo consignado

Em tempos de grana curta, você olha para um lado, olha para o outro e só vê uma saída: pedir dinheiro emprestado. E aí começa a saga para encontrar a dívida mais barata do mercado e você até tem uma ideia de alternativa: o empréstimo consignado. Com este guia do consignado, você fica munido de todas as informações para negociar melhor.

Leia nosso guia completo sobre empréstimo consignado.

Crédito via Pix acirra concorrência com cartões

O Itaú Unibanco planeja oferecer crédito por meio do Pix, entrando num terreno que tem potencial para competir com sua própria operação de cartões. O projeto foi selecionado para fazer parte do sandbox regulatório – um ambiente para inovações – do Banco Central (BC) e será encabeçado pela própria Itaucard.

Saiba mais na nossa matéria sobre crédito no Pix.