Chegamos no fim da alta dos juros?
Também tivemos a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária. O documento divulgado pelo Banco Central indica que a trajetória de elevação da Selic chegou ao fim e que a taxa deve continuar no atual nível por algum tempo.
O Manhã Inteligente desta sexta (12) trouxe os destaques da semana econômica no Brasil e exterior. Por aqui, o IBGE divulgou o Índice de Inflação ao consumidor de julho, mais conhecido como IPCA. O indicador teve queda de 0,68% no mês passado. Gasolina, etanol e energia elétrica ficaram entre os itens que mais tiveram redução de preço.
Enquanto isso, no exterior…
Nos Estados Unidos, a inflação também foi destaque. O índice de preços ao consumidor, ou CPI, na sigla em inglês, ficou estável em julho e não teve alteração na comparação com o mês anterior. O indicador acumula alta de 8,5% em 12 meses. Agora olha só: o núcleo do CPI, que é o índice que exclui os preços de alimentos e energia (que costumam ser mais voláteis), avançou 0,3% na comparação mensal de julho.
Já a taxa de desemprego nos Estados Unidos caiu para 3,5% em julho e voltou ao nível pré-pandemia. O mercado foi surpreendido com a criação de 528 mil novas vagas em julho. E hoje o mercado ainda está de olho nos dados de produção industrial da Europa, região mais afetada pelos conflitos na Ucrânia.
Para falar mais sobre o que movimentou os últimos dias, Isabella Carvalho, repórter da IF, conversou com Caio Camargo, especialista em investimentos do Itaú Unibanco. Assista o papo no Manhã Inteligente!
Leia a seguir