‘Se a minha geração não deixou um Brasil melhor para nossos filhos, deixou filhos melhores para o Brasil’, diz Fábio Barbosa, CEO da Natura & Co.

Em entrevista para a Inteligência Financeira, o executivo falou sobre questões ambientais e sociais

Fábio Barbosa, CEO da Natura & Co. (NTCO3), é daqueles executivos que se preocupam não só com a saúde da empresa que chefia, mas com todo o ecossistema – dentro e fora dos muros da companhia.

Isso porque, Barbosa foi um dos primeiros empresários a abraçar as causas ambientais.

“Eu comecei a trabalhar com a agenda ESG em 1997, 1998, quando o assunto era responsabilidade social e a sigla nem existia”, lembra.

Experiências enriquecedoras do CEO da Natura

E todo este empenho veio por conta de conhecimentos profissionais anteriores.

“Eu trabalhei no exterior e me impressionou muito a questão da ética e da transparência, tanto nos Estados Unidos quanto na Suíça. E quando eu voltei para o Brasil, eu voltei muito com essa ideia que virou a frase da minha vida: a gente tem que dar certo, fazendo a coisa certa, do jeito certo”, afirma Barbosa.

Desse modo, fica extremamente visível que a questão ambiental é algo importante para o CEO da Natura.

Mas não para por aí. Barbosa também está atento a outros temas de impacto social.

“O mundo é do ‘e’ não é o mundo do ‘ou’. Não é olhar a questão ambiental ou ganhar dinheiro. Eu quero saber como é que você constrói uma empresa, que ela faz tudo corretamente, olha todas essas questões e ganha dinheiro”, argumenta.

‘Os jovens têm uma consciência que a minha geração não teve’

Dessa forma, a pergunta que fica é: o olhar mais pro ambiental e social dá lucro?

Para Barbosa isto passou a ser estratégico.

Afinal de contas, a nova geração tem um pensamento diferente, mais focada nestas questões que impactam a todos.

“A frase que eu uso muito é: se minha geração não deixou um Brasil melhor para os nossos filhos, deixou filhos melhores para o nosso Brasil. Esses jovens têm uma consciência ambiental, social, ética e cidadã que a minha geração não teve. Isso traduz em padrão de consumo, de investimento, de atração de talentos e, portanto, a viabilidade financeira da empresa está ligada ao fato de que os padrões da sociedade estão mudando”, acredita o CEO da Natura.

A seguir, você assiste a entrevista que Fábio Barbosa concedeu ao Visão de Líder, da IF, sobre este assunto tão relevante: