PSDB cria mais um impasse: apoiar Simone Tebet ou lançar outro candidato?

Após desistência de João Doria, tucanos resolver adiar reunião que poderia selar escolha

A reunião da Executiva nacional do PSDB para decidir sobre a candidatura à Presidência foi remarcada para 2 de junho, segundo a assessoria do partido. O presidente tucano, Bruno Araújo, já havia cancelado o encontro agendado para esta terça-feira, após a desistência do ex-governador João Doria (PSDB) e pressão interna para lançamento de outro candidato.

A reunião da Executiva foi convocada para decidir sobre o apoio a Doria ou a senadora Simone Tebet (MDB-MS), após a realização de uma pesquisa para medir o apoio de cada candidato. A opção era pela emedebista, que seria referendada pela cúpula tucana na terça-feira. Doria, contudo, renunciou à candidatura nesta segunda-feira por causa da resistência interna.

Um grupo do PSDB, porém, passou a defender que o partido lance outro pré-candidato e não apoie automaticamente a senadora. Os nomes cogitados são do ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite e do senador Tasso Jereissati (CE). Com esse movimento crescendo, Araújo – que já falou publicamente que a escolha seria entre Simone e Doria – adiou a reunião.

Em nota, o líder do PSDB na Câmara, deputado Adolfo Viana (BA), disse que a reunião da Executiva seria com Doria para tratar “das deliberações do encontro que tivemos com o Cidadania e o MDB nos últimos dias”. “Após o gesto de grandeza de Doria, esta reunião se tornou inócua naturalmente”, afirmou.