Posse presidencial: Senado divulga cronograma do evento

Conheça o protocolo e as principais etapas da festa em Brasília

O Senado divulgou o roteiro da posse do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

O roteiro traz os horários previstos para os eventos dentro do Congresso Nacional.

A solenidade acontece no dia 1º de janeiro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O evento começa às 13h45, no Congresso Nacional.

É a última vez que a cerimônia será nesta data.

A partir de 2027, o presidente da República tomará posse no dia 5 de janeiro.

A saída de Lula e Alckmin do Congresso rumo ao Palácio do Planalto está prevista para às 16h20.

A expectativa da primeira-dama, Janja Lula da Silva, é que a solenidade no Planalto ocorra durante o pôr do sol, a partir das 17h.

Ainda de acordo com ela, a parte da solenidade no Itamaraty deverá ter início às 18h30.

Janja organiza o evento

Rosângela Lula da Silva, a Janja, mulher de Lula, é a responsável pela organização do evento, inclusive da festa que ocorrerá no gramado da Esplanada dos Ministérios, com shows de vários artistas.

As apresentações ocorrerão em dois palcos, batizados de Gal Costa e Elza Soares, dois ícones da música brasileira e que faleceram este ano.

Entre os artistas esperados para a festa estão Fernanda Abreu, Leoni, Margareth Menezes, Otto, Maria Rita, Gaby Amarantos, Odair José, Martinho da Vila, Chico César e Pablo Vittar.

O público poderá acompanhar da Esplanada o tradicional desfile em carro aberto, no qual Lula percorrerá a pista em frente aos ministérios.

Pelos telões, o público também assistirá aos eventos protocolares, como o ato que oficializa a posse, no Congresso Nacional, o pronunciamento e a transmissão da faixa presidencial.

Roteiro da cerimônia

Confira abaixo o roteiro da cerimônia de posse no Congresso Nacional:

  • 13h45 às 14h30 – Chegada dos Chefes de Estado e de Governo. Anexo 1 do Senado Federal.
  • 13h30 às 14h30 – Chegada das autoridades e convidados. Salão Branco.
  • 14h20 às 14h30 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília.
  • 14h30 – Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional.
  • 14h40 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos Presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados.
  • 15h – Sessão Solene de Posse Presidencial: Abertura da Sessão Solene; Execução do Hino Nacional; Compromisso Constitucional; Leitura e assinatura do Termo de Posse do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos; Pronunciamento do Presidente da República; Pronunciamento do Presidente do Congresso Nacional; e Encerramento da Sessão Solene.
  • 15h50 – Deslocamento do Presidente e do Vice-Presidente da República para a Sala de Audiências da Presidência do Senado.
  • 16h – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do Senado em direção à área externa do Palácio.
  • 16h05 – Início da cerimônia externa de honras militares.
  • 16h20 – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República para o Palácio do Planalto.

Turismo em Brasília (DF)

O PT prevê um grande movimento de caravanas de apoiadores vindos de todo o Brasil a Brasília. Diante disso, o partido já teme que uma nova operação da PRF (Polícia Rodoviária Federal) possa atrasar a chegada dos apoiadores ao evento, assim como ocorreu no segundo turno das eleições, no último 30 de outubro.

A alta expectativa é compartilhada também pelo setor hoteleiro da capital federal, que já estima ocupação de 90% dos leitos na virada do ano. Afinal, como passar o Réveillon em Brasília nunca foi uma paixão nacional, que busca destino mais praieiros no fim de ano, a procura por hospedagem está relacionada à posse do Presidente da República.

Companhia inusitada para subir a rampa do Palácio do Planalto

Uma grande quebra de protocolo da cerimônia já foi anunciada por Janja, que quer que a cachorrinha Resistência suba a rampa do Planalto com ela e o presidente Lula.

Para quem não se lembra, a cadela foi adotada pela esposa do presidente eleito depois de fazer vigília na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, durante o tempo em que Lula esteve preso.

Qual o horário da posse presidencial?

A posse presidencial está prevista para às 15 horas do dia 1º de janeiro de 2023. Isso significa que a solenidade deve começar no Congresso Nacional nesse horário.

Uma curiosidade é que a coordenação do evento chegou a considerar a possibilidade de antecipar o início da comemoração, mas acabou desistindo da ideia. Pelo menos por enquanto.

Segurança na posse presidencial

Um assunto que gera bastante preocupação é a segurança tanto do presidente quanto das pessoas que estarão em Brasília para acompanhar a posse de Lula. Em entrevista à FOLHA, Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, garantiu que o evento será seguro – e que todo o público que acompanhará o evento passará por revista da polícia.

Quais são as principais etapas da posse presidencial

Ainda que muitas inovações possam ocorrer na posse de Lula, espera-se que a cerimônia siga as principais etapas protocolares. Portanto, confira quais são elas e o que aconteceu de mais curioso na primeira vez que Lula tomou posse como presidente do Brasil.

Passo 1

O evento normalmente começa na Granja do Torto, residência alternativa da Presidência da República que tradicionalmente é cedida ao presidente eleito antes da posse. Então, se nada for alterado no protocolo, é de lá de Lula e Janja devem partir em carro fechado até a Catedral de Brasília.

Passo 2

É uma tradição que presidente e vice-presidente, acompanhados de seus maridos ou esposas (se houver), assistam à missa. Portanto, é o que provavelmente Lula e Geraldo Alckmin farão pela manhã do primeiro dia de 2023.

Passo 3

Ao final da missa, tem início uma das partes mais emocionantes da posse presidencial. Isto é, quando o presidente eleito e sua mulher desfilam em carro aberto (nada menos que um Rolls-Royce que serve à Presidência da República desde 1952) pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional. O percurso leva cerca de 15 minutos.

Em 2003, Lula chegou ao Congresso pontualmente às 14h30, como previa o protocolo, sob muitos aplausos. Mas o que não estava previsto era que, nesse momento, um apoiador conseguisse subir no Rolls-Royce para tirar uma foto com o presidente. Lula prontamente se agachou sorrindo e até abraçou o invasor. Apesar do susto, o incidente foi resolvido rapidamente sem grandes contratempos.

Passo 4

No Congresso Nacional, a solenidade de posse presidencial ocorre no plenário da Câmara dos Deputados. É neste momento que presidente e vice-presidente eleitos são empossados. Assim, eles assinam um livro oficial e fazem um juramento à nação. Em seguida, o presidente faz seu primeiro discurso como chefe de estado.

Passo 5

Do Congresso, novamente em carro aberto, os empossados seguem para o Palácio do Planalto.

Em 2003, quando Lula descia a rampa do Congresso, logo depois de passar a tropa em revista, uma apoiadora conseguiu driblar a segurança para tirar uma foto com ele. Logo depois, outro pequeno incidente: o Rolls-Royce que transportava o presidente precisou ser empurrado em um pequeno trecho do trajeto.

Passo 6

Posteriormente, chegando ao Palácio do Planalto, o presidente empossado sobe a rampa para encontrar seu sucessor e receber dele a faixa presidencial.

Em 2003, Lula gastou 35 segundos para subir a rampa e encontrar Fernando Henrique Cardoso (FHC). Assim, os dois se abraçaram ali.

Outra cena cordial entre os dois, que se tornou um tanto emblemática daquele momento, foi a de Lula se abaixando para pegar os óculos de Fernando Henrique, que caíram no chão quando ele foi passar a faixa para o sucessor.

Na cerimônia de posse presidencial de 2023, é provável que Lula não seja recebido por Bolsonaro. Notícias indicam que o atual presidente pode viajar para o exterior na ocasião da posse para evitar o encontro com o adversário. Como o vice-presidente Hamilton Mourão já disse não substituirá Bolsonaro na empreitada, a equipe liderada por Janja avalia alternativas. Uma das possibilidades é que a faixa seja entregue a Lula por algum(a) representante do povo brasileiro, como uma mulher indígena ou negra, conforme apurou o Valor.

Passo 7

Já com a faixa presidencial, o presidente empossado faz um pronunciamento à nação no parlatório do Palácio do Planalto.

Na última etapa da posse presidencial, ele cumprimenta os convidados internacionais e segue para a cerimônia de nomeação dos Ministros, que termina com a fotografia oficial do novo governo.

Com reportagem da Agência Brasil