IF Hoje: Todas as atenções do mercado estão voltadas às eleições nos EUA

Em jogo, está o desempenho do presidente Joe Biden na segunda metade de seu mandato

Os Estados Unidos vão às urnas nesta terça-feira (8) para renovar a Câmara dos Deputados do país, além de um terço dos senadores e definir os novos governadores de 38 Estados. Atualmente, tanto a Câmara como o Senado possuem maioria democrata. Dependendo do resultado, vai ficar mais difícil para o presidente Joe Biden, que é dos democratas, levar a segunda metade do seu governo.

“Com base em relações estatísticas históricas, além do estado angustiante da economia americana e o baixo índice de aprovação de Joe Biden devem proporcionar uma vitória esmagadora para os republicanos. Calculamos uma perda esperada de meio de mandato para os democratas de 75 cadeiras na Câmara dos Deputados e 11 cadeiras no Senado. Isso daria aos republicanos maiorias sólidas na Câmara e no Senado”, afirmou o Rabobank, em relatório.

Na leitura do Rabobank, existe a possibilidade de o Partido Democrata manter o controle do Senado, mas a perda da Câmara dos Deputados teria um efeito extremamente negativo para o governo Biden. “Mesmo que os democratas mantenham sua maioria no Senado, uma maioria republicana na Câmara dos Deputados deve pôr fim aos planos expansivos de política fiscal do presidente Biden. Isso limitará as pressões inflacionárias adicionais do governo federal”, acrescentou o banco holandês.

Agenda do dia

  • S/h: Eleições para o Congresso americano
  • 7h – Zona do Euro: Vendas no varejo (setembro)
  • 8h – Brasil: IGP-DI (outubro)
  • 9h – Brasil: Produção de veículos (outubro)
  • 22h30 – China: Inflação ao consumidor (outubro)