Guedes: ‘Se não quiser reduzir preço, que se dane, aumenta e o consumidor sai de perto’
Ministro negou que tenha pedido congelamento de preços a empresários

Nossa newsletter
O que você precisa saber para tomar as melhores decisões nos seus investimentos. Receba toda semana notícias e análises exclusivas de especialistas.
O cenário externo “é um mar turbulento” e não deve melhorar tão cedo, afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes, na abertura do Brasil Investment Forum, nesta terça-feira em São Paulo.
“Acho que vai se agravar bastante a situação da economia mundial”, disse ele citando o esgotamento de processos ligados à globalização, a pandemia e a guerra na Ucrânia. “Lá fora o mar é turbulento e vai piorar”, disse.
“Não tenho a menor dúvida de que viria uma recessão na Europa e Estados Unidos”, afirmou, acrescentando que não existe mais alternativa de “pouso suave”. A pandemia, por exemplo, representou o pior dos mundos, menor oferta e maior demanda, segundo ele.
Para o Brasil, há oportunidades na reconfiguração das cadeias produtivas mundiais, disse Guedes. “Brasil está pertinho e é amigo dos EUA, da Europa e da China”, afirmou. “O Brasil dança com todo mundo.”
Sobre o corte de impostos como ICMS e IPI, Guedes disse que as medidas dão folga para empresários não terem de ficar reajustando preços. “Foi nesse sentido que falei, não tem nada a ver com congelamento”, afirmou. “Você pode ficar um tempo sem remarcar preços, voluntário, se quiser fazer”, disse. “Não tem nada a ver com tabelamento.”
“Reduzimos os impostos. Mesmo que os custos subam, como caíram os impostos, você pode ficar um tempo sem remarcar preços, ponto. Voluntário, se quiser fazer. Se não quiser, que se dane, aumenta o preço e o consumidor sai de perto”, disse.
Com conteúdo VALOR PRO, o serviço de informação em tempo real do Valor Econômico
Autor finaliza trilogia com “Escravidão - Volume III: Da Independência do Brasil à Lei Áurea”
Ex-candidata a presidente dos EUA fala sobre negociar com Vladimir Putin, a “profetisa” Margaret Atwood — e por que os democratas precisam conter a esquerda radical
Na semana, moeda americana teve valorização de 1,29%
Medo de recessão nos EUA pesou mais do que riscos fiscais no Brasil
De alguma maneira, seu bolso será afetado pelas eleições do fim do ano. O que pode acontecer? Nina Silva explica
Enquanto isso, em campanha, Lula acena a empresários e ao mercado, diz Fábio Zambeli, do JOTA
A fortuna de Elon Musk caiu quase US$ 62 bilhões. Jeff Bezos viu sua riqueza diminuir em cerca de US$ 63 bilhões. O patrimônio líquido de Mark Zuckerberg foi reduzido em mais da metade
Aumento de gastos tende a pressionar a inflação e prejudicam, principalmente, as pessoas de menor poder aquisitivo
Para o especialista em investimentos do Itaú Unibanco, Caio Camargo, muita coisa
NFT com preço fixo, como ingressos para eventos ou itens em games, não serão regulados. Provedores deverão divulgar impacto ambiental dos ativos digitais

Saiba quais empresas controladas pela União tiveram lucro líquido como recorde histórico; relatório agregado das estatais federais será divulgado nesta sexta-feira