Bolsas dos EUA fecham no maior patamar em quatro meses após dados de inflação

Inflação mais baixa que o esperado pelo mercado animou investidores

Os principais índices acionários dos Estados Unidos fecharam em alta nesta quarta-feira (10) com dados positivos sobre a inflação do país. O Nasdaq Composite subiu 2,89%, o S&P 500 avançou 2,13% e o Dow Jones teve alta de 1,63%. 

Os preços ao consumidor tiveram variação zero em julho, enquanto avançou 8,5% na base de 12 meses. Os resultados de julho vieram abaixo das expectativas de economistas ouvidos pelo “The Wall Street Journal”, que esperavam alta mensal de 0,2%, e de 8,7% no acumulado de 12 meses.

Com o resultado de hoje, o S&P 500 chegou ao seu melhor patamar de fechamento desde o início de maio e o Nasdaq Composite em recorde desde abril.

As ações de empresas de tecnologia se destacaram, com Netflix avançando 5,21% e Tesla subindo 3,89%.

Já os papéis da XP tiveram forte queda de 13,79% na Nasdaq depois que a empresa divulgou balanço do segundo semestre. 

A companhia teve lucro líquido ajustado de R$ 1,04 bilhão no segundo trimestre, alta de 1% ante o mesmo período do ano passado. As receitas brutas cresceram 13%, a R$ 3,6 bilhões, o maior faturamento trimestral da XP em termos nominais. 

Porém, o Bank of America aponta, em relatório, que os gastos da XP tiveram alta anual de 40%, acima do crescimento da receita, refletindo o aumento de 41% no quadro de funcionários, principalmente relacionado ao desenvolvimento de novos negócios e consultores internos.