Bolsas da Ásia fecham em queda após Fed indicar que juros continuarão subindo

Bolsas asiáticas caem sob sinais de que o atual ciclo de altas do Fed deverá ser maior do que o esperado

As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta quinta-feira (3), repercutindo o anúncio de aperto monetário mais agressivo do Federal Reserve (Fed).

Em destaque, o fato de que os sinais dados pelo Fed apontam que o atual ciclo de altas deverá ser maior do que o esperado, o que prejudicou principalmente o desempenho do setor de tecnologia.

A bolsa japonesa não funcionou por conta do feriado do Dia da Cultura.

Coreia do Sul

Na Coreia do Sul, o índice Kospi fechou em queda de 0,33%, a 2.329,17, encerrando uma sequência de três sessões consecutivas em alta, com o setor de tecnologia liderando as quedas com o aperto monetário mais agressivo do Fed, que foi divulgado ontem, prejudicando o clima dos mercados.

Entre as empresas, destaque negativo ficou com a empresa de videogames Krafton, que caiu 5,7%. Também a gigante da internet móvel Kakao Corp caiu consideravelmente: – 4,2% após resultados mais fracos do terceiro trimestre.

Ainda no setor de tecnologia, o grupo de internet Naver recuou 2,9%, acompanhando o forte declínio da Nasdaq.

Hong Kong lidera perdas entre Bolsas da Ásia

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou em forte retração, a 3,08%, a 15.339,49, repercutindo o aperto do Fed e as afirmações do presidente do BC, Jerome Powell, sobre uma taxa terminal mais alta nos EUA.

Por isso, também em Hong Kong, as ações de tecnologia, que são particularmente afetadas com as altas nas taxas de juros, lideraram a desaceleração. As companhias chinesas de internet NetEase, Alibaba e Baidu caíram mais de 6%.

Xangai

O mercado também fechou em queda na China Continental, com o índice Xangai Composto registrando a desvalorização mais modesta entre as bolsas asiáticas de destaque.

Por conta, principalmente, do comunicado da Comissão Nacional de Saúde, dizendo que o país deveria “manter as suas medidas restritivas contra a covid-19”, a queda no índice foi de 0,19%, a 2.997,8057.

Ademais, os setores de consumo e software lideraram as quedas da sessão.

Ontem, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços apurado pelo grupo de mídia Caixin e pelo S&P Global caiu para 48,4 em outubro, ante 49,3 em setembro, de acordo com a divulgação das empresas na noite de quarta-feira, em Pequim.

Leia a seguir

Leia a seguir