Americanas (AMER3) sobe 12,67% no primeiro dia de negociações fora dos índices da B3

Principais acionistas da varejista, Lemann, Telles e Sicupira disseram em nota que não sabiam de rombo bilionário

As ações da Americanas (AMER3) fecharam em alta de 12,67%, a R$ 0,80, nesta segunda-feira, em seu primeiro dia de negociações após ser excluída de todos os índices da B3.

Na última semana, a operadora da bolsa brasileira havia anunciado que as ações da companhia seriam excluídas dos seus índices, incluindo o Ibovespa e o setorial de consumo (Icon), após a empresa entrar em recuperação judicial.

No domingo, os principais acionistas da Americanas, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, se manifestaram pela primeira vez desde a revelação das inconsistências contábeis de R$ 20 bilhões que levaram à derrocada da empresa.

Em nota que contém oito pontos, os empresários, controladores da 3G Capital, foram categóricos ao afirmarem desconhecer qualquer tipo de manobra contábil na companhia e afastar a possibilidade de terem sido coniventes com alguma artimanha.

“Jamais tivemos conhecimento e nunca admitiríamos quaisquer manobras ou dissimulações contábeis na companhia. Nossa atuação sempre foi pautada, ao longo de décadas, por rigor ético e legal”, ressaltaram.

Na avaliação do analista Mateus Haag, da Guide Investimentos, a nota é genérica, não responde a praticamente nenhum dos questionamentos levantados pelo mercado sobre a falha de controles internos e não traz nada de novo sobre a situação da companhia.