EUA criam 428 mil vagas de trabalho em abril; acima da expectativa que era de 400 mil
Os Estados Unidos criaram 428 mil vagas de trabalho em abril, de acordo com um relatório divulgado há pouco pelo Departamento do Trabalho, ficando ligeiramente acima da expectativa dos economistas consultados por “The Wall Street Journal”, de criação de 400 mil vagas.
Os dados de fevereiro e março foram revisados para baixo, no entanto, com a leitura de fevereiro sendo reduzida em 36 mil, para 714 mil, e a de março diminuindo em 3 mil, para 428 mil, totalizando uma redução de 39 mil vagas.
A taxa de desemprego ficou estável em 3,6% em abril, com o número de pessoas desempregadas praticamente inalterado, em 5,9 milhões. O dado ficou ligeiramente acima da expectativa de consenso, de queda a 3,5% em abril.
Os ganhos salariais por hora trabalhada, por sua vez, subiram 5,5% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, e 0,3% em relação à leitura de março. O dado mensal ficou ligeiramente abaixo da expectativa, que era de alta de 0,4%, mas a alta anual de 5,5% ficou em linha com o esperado.
A participação na força de trabalho indicou apenas uma leve queda, a 62,2% em abril, de 62,4% da leitura de março. O dado ficou 1,2 ponto percentual abaixo da leitura de fevereiro de 2020, antes dos efeitos da pandemia de covid-19 nos EUA.
Leia a seguir