Viu um satélite passando por aí? SpaceX, de Elon Musk, perde 40 deles em tempestade solar

No fim de janeiro, a Anatel atendeu ao pedido da Starlink, de Musk, para dar início à exploração comercial do seu sistema de satélites de órbita não estacionária
Pontos-chave
  • No ano passado, Musk disse que poderia custar até US$ 10 bilhões para desenvolver o serviço de internet por satélite antes de começar a gerar dinheiro

  • No fim de janeiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atendeu ao pedido da Starlink para dar início à exploração comercial do seu sistema de satélites de órbita não estacionária

A SpaceX, empresa espacial de Elon Musk, diz que perdeu 40 de seus 49 satélites de banda larga Starlink, após uma tempestade solar. Eles foram lançados em 3 de fevereiro.

Segundo a companhia do fundador da Tesla, a tempestade — também chamada de geomagnética —, criou um arrasto que impediu que os satélites atingissem as órbitas.

No ano passado, Musk disse que poderia custar até US$ 10 bilhões para desenvolver o serviço de internet por satélite antes de começar a gerar dinheiro. A perda de dezenas de satélites é um lembrete dos desafios da implantação.

No fim de janeiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atendeu ao pedido da Starlink para dar início à exploração comercial do seu sistema de satélites de órbita não estacionária .

A empresa tem o interesse de utilizar o projeto de “constelação” de satélites, apoiado pela SpaceX para iniciar a oferta de banda larga no país.

Leia a seguir

Leia a seguir