Assaí (ASAI3) acelera expansão durante retomada da alta das ações

Conversão das lojas da rede Extra serão aceleradas a partir desta semana

Até o começo da próxima semana, o Assaí (ASAI3) terá inaugurado mais oito unidades que pertenciam à rede de hipermercados Extra, adquirida em outubro de 2021 por cerca de R$ 4 bilhões. Até então, apenas uma unidade das 70 compradas no ano passado haviam sido convertidas em unidades da rede de atacarejo.

Nesta semana, serão quatro aberturas, a primeira delas na quarta-feira (31), com a finalização da conversão do antigo Extra Anhanguera, localizado na zona oeste de São Paulo. O Assaí espera inaugurar 40 unidades em 2022 e as outras 30 no ano que vem. A rede deve terminar o ano com 265 lojas aproximadamente.

A aceleração da expansão acontece durante a retomada do aumento do valor das ações da rede, que alcançaram R$ 18,36 no fechamento desta terça-feira (30), sustentando a recuperação dos papéis que chegaram a cair a R$ 12,30 em março deste ano.

A expectativa é que todos os pontos que pertenciam ao Extra sejam convertidos em Assaí até o final do primeiro semestre de 2023 e que as unidades já estejam gerando venda e diluindo custos de abertura num volume mais representativo entre o segundo e o terceiro trimestres.

Aumento de vendas

Analistas de bancos visitaram a nova unidade da Anhanguera na manhã desta terça-feira (30). As questões centrais do mercado passam pela capacidade de a empresa entregar as vendas estimadas nas novas lojas. Na unidade da Anhanguera, a empresa estima que é possível aumentar venda de até R$ 500 milhões ao ano, sendo que uma loja comparável à nova aberta vende em torno de R$ 400 milhões ao ano. Foram investidos entre R$ 45 milhões a R$ 50 milhões.

“Entendemos a dúvida [sobre vendas], mas acredito que essa questão diminuiu depois que começamos a abrir as lojas e a mostrar o modelo. As unidades [migradas] do Extra, nos ultimos anos, triplicaram as vendas após a abertura [em relação ao modelo de hipermercado]”, disse Belmiro Gomes, presidente do Assaí.

Outro ponto que vem sendo destaque dos relatórios de analistas, e mencionado na visita à loja hoje, trata-se do impacto das despesas com as inaugurações. A margem Ebitda da empresa tem girado em torno de 7,5 % — o índice mede lucro após efeitos de despesas operacionais.

A empresa já sinalizou ao mercado neste ano que esse índice deve cair 0,5 ponto em 2022. “Não tivemos essa queda ainda no primeiro e terceiro trimestres mas ainda mantemos essa expectativa porque pode haver impacto do resto do ano”, disse Gomes.

Não há expectativa de que esse índice avance neste ano com esse movimento de transformação de Extra em Assaí, que eleva despesas e tende a elevar promoções, o que impacta em Ebitda.

Outro tema citado hoje, sobre o efeito das despesas na receita líquida, a taxa tem girado em 9,5%, sendo que já foi a 9% um ano atrás. Gomes entende que essa questão não tem sido um ponto de maior pressão do mercado e que a empresa vem trabalhando com taxas até abaixo de 9% em determinadas lojas.