Apple começa a fabricar seu mais novo iPhone 14 em tempo recorde na Índia

A produção ocorre apenas três semanas após o lançamento da linha de smartphones

A Apple anunciou que começou a produzir o iPhone 14 na Índia, apenas três semanas após o lançamento da linha de smartphones, uma vitória significativa para o país do sul da Ásia, que tenta conquistar uma parte maior da cadeia global de suprimentos de eletrônicos.

A Apple disse na segunda-feira que está “animada por fabricar o iPhone 14 na Índia”. É a primeira vez que a Apple começa a produzir seus mais novos telefones fora da China tão logo após o lançamento.

Por enquanto, apenas o modelo iPhone 14 de 6,1 polegadas está sendo fabricado na Índia, disseram duas pessoas ao “Nikkei Asia”. Segundo as fontes, modelos adicionais, incluindo o iPhone 14 Plus, podem ser lançados em questão de meses.

Tradicionalmente, a Apple mantém a fabricação de novos iPhones inteiramente na China até ter certeza de que a produção dos dispositivos está funcionando sem problemas. Só então começa a produzir os modelos mais recentes em outros países, como a Índia.

A Apple começou a montar seu iPhone SE econômico na Índia em 2017 por meio de uma montadora menor, a Wistron.

Duas grandes montadoras, Foxconn e Pegatron, mais tarde expandiram a produção na Índia e ajudaram a Apple a montar algumas partes dos modelos iPhone 12 e iPhone 13 no país.

Em abril, a Apple confirmou que começou a construir o iPhone 13 na Índia – mais de meio ano após o lançamento do produto.

A maioria dos iPhones ainda é construída na China: nas cidades chinesas de Zhengzhou e Shenzhen pela Foxconn, em Xangai pela Pegatron e em Kunshan, província de Jiangsu, pela Luxshare Precision Industry.

A Foxconn ainda é a maior fornecedora, garantindo pedidos para construir três modelos diferentes da linha mais recente, incluindo o iPhone 14, e é a principal fonte dos modelos premium do iPhone 14 Pro e 14 Pro Max, disseram fontes informadas sobre o assunto ao “Nikkei Asia”.

A Pegatron e a Luxshare montam principalmente os modelos padrão do iPhone 14 e 14 Plus, disseram eles.

A Apple começou a diversificar a produção fora da China, sua principal base de produção, nos últimos anos. A companhia americana pediu aos fornecedores já em 2018 que avaliassem a produção de alguns AirPods fora do país, com a produção de teste dos fones de ouvido começando no Vietnã no ano seguinte. A Apple também planeja construir iPads e o Apple Watch no Vietnã, enquanto tenta diminuir sua dependência da China.

“Vemos que a Foxconn e a Pegatron estão expandindo a produção na Índia”, disse Jeff Pu, analista da Haitong International Securities. “Dados os crescentes custos trabalhistas na China e a tendência contínua de diversificação da fabricação regional, vemos uma parcela crescente de iPhones sendo fabricados na Índia nos próximos anos”.