Powell: Fed elevará mais rapidamente a taxa de juro, se for necessário

Segundo o presidente do Fed, economia americana está bem posicionada para lidar com alta dos juros
Pontos-chave:
  • EUA têm 1,7 vagas de emprego para cada trabalhador disponível
  • A alta salarial, embora alimente a pressão inflacionária, torna o mercado de trabalho americano mais atraente

O presidente do Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano, Jerome Powell, disse, durante entrevista coletiva após a divulgação da primeira alta de juros desde 2018, que as taxas serão elevadas de forma mais rápida caso seja necessário. Ele disse que a economia americana está bem posicionada para lidar com alta dos juros e que a elevação contínua dos fed funds será apropriada.

Questionado sobre como o Fed pretende reduzir a demanda na economia americana sem elevar a taxa de desemprego, Powell disse que a autoridade monetária pretende apenas levar a economia a um ponto mais próximo do equilíbrio em relação aos fundamentos. “Se pegarmos o mercado de trabalho, por exemplo, temos 1,7 vagas de emprego para cada trabalhador disponível. Se trouxermos este número mais próximo de um para um, isso deve reduzir a pressão inflacionária do mercado de trabalho”, esclareceu Powell.

Além disso, o presidente do Fed disse que a alta salarial, embora alimente a pressão inflacionária, torna o mercado de trabalho americano mais atraente, o que pode elevar, por sua vez, a participação no mercado de trabalho, o que seria algo “tremendamente bem-vindo”.

Com Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico