IF HOJE: ‘Super quarta’ tem decisão sobre juros no Brasil e nos EUA

Expectativa é que Selic vá para 12,75%

Fachada do Banco Central do Brasil (Foto: Jorge William/Agência O Globo)

Durante a tarde desta quarta-feira (4), o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil) e o Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed, o banco central americano) se reúnem para definir novas taxas de juros.

O mercado espera que a Selic, a taxa básica de juros brasileira seja elevada de 11,75% para 12,75% ao ano, de modo a frear a inflação. Nos Estados Unidos se espera uma alta de 0,50 ponto percentual nos juros, elevando as taxas anuais de 0,25% a 0,50% para 0,75% a 1,00%.

Por que importa?

Os bancos centrais estão em uma cruzada contra a forte inflação global que não demonstra perda de forças. Mais importante que os aumentos em si, é a comunicação das autoridades monetárias sobre o aumento dos preços e suas previsões para os próximos meses.

Como impacta seus investimentos?

Juros mais altos beneficiam ativos de renda fixa pós-fixados e prejudicam boa parte dos ativos de renda variável. Alguns setores, porém, podem se beneficiar de taxas maiores, como bancos. Além disso, o dólar deve ganhar força ante as demais moedas globais com juros mais altos nos EUA, beneficiando exportadoras.

Fique por dentro:

Greve de servidores do BC tem adesão de 50%, diz sindicato

A adesão à greve dos servidores do Banco Central (BC), retomada hoje, chegou a 50% no primeiro dia, segundo o sindicato que representa a categoria. Atualmente, o quadro da autoridade monetária conta com 3.447 funcionários. Os trabalhadores organizam ainda um ato presencial para amanhã na sede da autoridade monetária em Brasília, das 17h às 19h. A manifestação será realizada durante a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que decide o rumo da taxa básica de juros (Selic), hoje em 11,75% ao ano. A decisão é divulgada depois das 18h30, assim que o encontro termina.

Putin assina decreto para responder às sanções impostas pelo Ocidente

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta terça-feira (03) um decreto destinado a enfrentar as sanções ocidentais por meio de medidas que restringirão as exportações de matérias-primas e transações com organizações estrangeiras. Autoridades estatais, organizações e cidadãos sob jurisdição da Rússia serão proibidos de exportar matérias-primas extraídas no país para entidades alvo das sanções de Moscou. O decreto, porém, não especifica quais são esses produtos.

Putin diz a Macron que continua aberto a diálogo com a Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira ao presidente da França, Emmanuel Macron, que continua aberto a negociar com a Ucrânia uma solução para encerrar a guerra.

Em um comunicado divulgado pela agência estatal Tass após a ligação entre eles, o Kremlin informou que Putin disse a Macron que as portas para o diálogo continuam abertas, apesar de ter alegado que os ucranianos estariam “despreparados” para realizar um “trabalho sério”.

Dia das Mães 2022: Venda atacadista despenca na 25 de Março

Depois das restrições da pandemia, agora os lojistas da região da 25 de Março, no centro de São Paulo, sentem os reflexos da inflação e da queda na renda dos brasileiros, principalmente na venda em grande quantidade, feita no atacado.

O movimento para o Dia das Mães, que costuma aumentar na metade de abril, ainda está fraco, segundo Claudia Urias, diretora-executiva da Univinco (União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacências). Segundo ela, a região, que normalmente recebe de 800 mil a 1 milhão de consumidores na data, tem registrado 100 mil neste ano. A aposta é nas compras de última hora, após o quinto dia útil do mês, mas as sacolas devem carregar apenas lembrancinhas.

Para acompanhar hoje:

08h: confiança do consumidor no México
09h15: variação de Empregos Privados nos EUA em abril (ADP)
09h30: balança comercial dos EUA em março
10h: PMI de serviços e industrial do Brasil em abril
10h45: PMI de serviços e industrial dos EUA em abril
11h15: pronunciamento de Wuermeling, do BC alemão
11h30: relatório semanal dos estoques de petróleo e de gasolina nos EUA
15h: decisão do Fomc
15h30: coletiva de imprensa do Fomc
18h: decisão do Copom
22h45: PMI de serviços da China em abril

Balanços de: Getnet, Omega Energia, Banco Pan, BRF, CSN, CSN Mineração, EDP,
GPA, Oi, PetroRio, Suzano e TOTVS.

(Com Valor Econômico)


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 23.maio.2022 às 10h47
Varíola do macaco: avanço da doença impulsiona ações de farmacêuticas

Presidente dos EUA, Joe Biden, alertou que todos precisam ficar atentos com a alta nos casos ao redor do mundo

2 min
Redação IF Publicado em 23.maio.2022 às 09h16
Macy’s pode oferecer pistas sobre força dos gastos do consumidor nos EUA

Investidores monitoram pistas sobre o comportamento da inflação no país

3 min
JOTA Atualizado em 21.maio.2022 às 07h47
Análise: Como mitigar os efeitos da inflação no seu bolso?

Correção dos rendimentos pela inflação os leva à faixa superior da tabela progressiva do IR

5 min
Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 08h16
Bolsas asiáticas fecham em alta após China cortar taxa de juros

Mesmo assim, os investidores seguem atentos à perspectiva de aumento dos juros nos EUA

3 min