Greve no Banco Central: Focus e ‘prévia do PIB’ não serão divulgados na próxima semana

Paralisação dos servidores ainda afetará relatório de poupança e fluxo cambial

O Banco Central (BC) informou nesta sexta-feira que não divulgará o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) na próxima semana em razão da greve dos servidores da autarquia. O dado relativo a fevereiro do indicador, considerado uma prévia informal do PIB, estava previsto para sair na quinta-feira (14), às 9h.

O relatório Focus, que reúne projeções do mercado para os principais indicadores da economia, também não será publicado. A pesquisa sai toda segunda-feira às 8h25. Será a segunda semana sem a divulgação desses números.

Os indicadores econômicos selecionados (fluxo cambial e resultado das operações cambiais da autoridade monetária, por exemplo) também não serão publicados, como de costume, na quarta-feira às 14h30. Os dados serão adiados pela terceira semana.

“Devido à greve em curso, relatórios, notas e indicadores do BC não serão divulgados nas datas previstas, incluindo Focus, Indeco, Relatório de Poupança e IBC-Br. Oportunamente, informaremos com 24 horas de antecedência as novas datas para as divulgações”, disse a autoridade monetária em nota.