Bolsas de NY fecham em forte queda após investidores reavaliarem alta de juros do Fed

Mercados temem que aumento das taxas levem à recessão da maior economia do mundo

As Bolsas de Valores de Nova York tiveram forte baixa nesta quinta-feira (16) conforme o otimismo de ontem com o comunicado de política monetária do Fed (Federal Reserve, o BC americano) se desfez diante dos temores sobre a desaceleração da economia americana.

O índice Dow Jones terminou o dia em queda de 2,41%, enquanto o S&P 500 recua 3,24%, e o Nasdaq caiu 4,08%.

Wall Street anotou fortes ganhos na sessão de ontem, apesar de o Fed ter elevado a meta da sua taxa de juros de referência em 0,75 ponto percentual, para a faixa entre 1,50% e 1,75%, contrariando a sinalização dada na reunião anterior, de maio, de altas de 0,5 ponto percentual tanto na reunião de ontem quanto na próxima, em julho.

Apesar da elevação mais forte do que o que havia sido sinalizado anteriormente, o presidente do Fed, Jerome Powell disse que não espera que movimentos de 0,75 ponto percentual se tornem comuns, e sinalizou uma nova alta entre 0,5 e 0,75 ponto para julho, o que ajudou a acalmar os investidores que estavam preocupados com a possibilidade de que ele sinalizasse uma aceleração ainda maior do aperto monetário.

O otimismo visto ontem, porém, não se sustentou na sessão de hoje, com o foco dos investidores se voltando mais uma vez para o cenário de desaceleração econômica, com um nível elevado de inflação prejudicando a lucratividade das companhias americanas.

“Eu acho que os mercados estão reavaliando o ambiente do mercado”, disse Michael Sheldon, chefe de investimentos do RDM Financial Group, à “Dow Jones Newswires”. “A perspectiva para o crescimento, os lucros e a inflação, pelo menos nos próximos meses, não é muito favorável, infelizmente”, diz.