Vale a pena investir em games?

Maior interesse dos gestores de fundos por jogos é um sinal para aprender sobre o setor

Os jogos em Web3, Web3 Gaming ou GameFi são as aplicações que unem o mundo dos games e a tecnologia blockchain, espécie de banco de dados em que as negociações de Bitcoins e outros ativos digitais ficam gravadas. O maior exemplo desse modelo, conhecido como “play to earn”, é possivelmente o Axie Infinity. Nesse jogo online, os jogadores são recompensados com tokens que podem ser trocados por criptoativos.

Esse novo formato de jogo se tornou popular em 2021. O espaço nos holofotes, porém, durou pouco. Os jogos em Web3 foram esquecidos com a mesma velocidade com que chegaram ao grande público. Para os interessados somente em receber e vender tais tokens, esse segmento da Web3 morreu.

Mas será que o setor de GameFi partiu dessa pra melhor mesmo? Para os gestores de fundos de investimento, os jogos baseados em tecnologia blockchain seguem vivos. Muito vivos, e eles podem ser um setor rentável do mercado de criptomoedas no próximo ciclo de alta.

Jogos em Web3

No primeiro semestre deste ano, cerca de US$ 4 bilhões foram investidos em jogos que utilizam a tecnologia blockchain. Foi a área dentro dos investimentos em tokens não fungíveis que mais captou dinheiro de fundos, aponta um relatório publicado em agosto.

Outro estudo publicado em outubro mostra que o setor de Web3 Gaming captou mais US$ 1,3 bilhão no terceiro trimestre. Ainda que seja uma queda em relação ao segundo trimestre, essa quantia é quase o dobro do total captado pelo segmento em 2021.

Os gestores de fundos estão bem interessados nesse mercado. O interesse, possivelmente, está relacionado ao potencial público que esses jogos podem cativar. Cerca de 94% dos investidores de criptomoedas pertencem às gerações Z e Millennials, mostra uma pesquisa recente. Dentre os três bilhões de gamers ao redor do mundo, essas mesmas gerações constituem 56% dos jogadores.

Dessa união de interesses, uma base ainda maior de usuários pode surgir. E deve ser justamente nisso que os fundos de investimento estão de olho. Mas esse também não é o foco aqui.

O importante aqui é notar que os gestores de fundo não jogam para perder. Fundos estão injetando muito dinheiro em aplicações de Web3 Gaming durante o ciclo de baixa, e há grande possibilidade de esse dinheiro ser convertido em desenvolvimento e marketing.

Resumindo: é muito provável que esse setor seja um solo fértil para novos ativos. E o momento para aprender sobre ele é agora. Se você deixar para depois entender as dinâmicas desse setor, pode ser tarde demais ou caro demais, caso queira investir nele.

WEB3: por que ela é o paraíso dos criptoativos?