Fechar
LCI e LCA: o que são e como funcionam?
LCI e LCA são excelentes opções para quem gosta de segurança, mas quer fugir da poupança
LCI e LCA são dois investimentos de baixo risco sem cobrança de IRPF e nem IOF e são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos. São excelentes opções para quem gosta de segurança, mas quer fugir da poupança! O jogo começa com a bola no meio de campo e LCI e LCA prontas pra ir para o ataque. Elas são as Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio, investimentos livres de taxas e tributos, que estão ficando cada vez mais acessíveis e conquistando o coração das torcidas por não gerarem custo. E sim, você ouviu direito: não há impostos ou taxas e o rendimento bruto é igual ao líquido!
Isso é sorte no jogo? Não, é incentivo do governo que considera tanto o setor imobiliário quanto o do agronegócio estratégicos. LCI e LCA são parecidas com o CDB, podemos dizer que jogam no mesmo time que ele. Só que enquanto elas não são tributadas, o CDB é.
Mas vamos conhecer melhor essas duas artilheiras?
Começando pela Letra de Crédito Imobiliário (LCI): é um investimento de renda fixa emitido por instituições financeiras que financiam empreendimentos e atividades do setor imobiliário. Falando de uma forma fácil, é quando você oferece um empréstimo à uma instituição, disponibilizando hoje esse dinheiro pra ela, e em troca ganha um retorno maior lá na frente.
É tipo quando você pega um empréstimo do banco e precisa pagar com juros depois, sabe? Mas nesse caso você é o banco, você é chique ao nível de emprestar dinheiro para instituições e elas te pagam com retorno por você ter ajudado a financiar os imóveis. E o retorno que você ganha por esse acordo pode ser prefixado, pós-fixado ou híbrido. Comparando com futebol, é como se cada um fosse um jogador com habilidade específica.
Na LCI prefixada – a taxa é divulgada já no momento da compra. Por isso, o cliente já sabe quanto seu dinheiro vai render até o fim da aplicação.
Com a LCI pós-fixada – a rentabilidade só é dada no momento do resgate. A taxa pode ser CDI ou IPCA, índices que variam diariamente. Assim, o rendimento varia de acordo com fatores econômicos, como juros e inflação, por exemplo.
E a LCI Híbrida – é a combinação dos dois tipos anteriores: paga um percentual fixo e outro atrelado a um indicador.
Agora, o foco é no nosso outro craque, LCA, a Letra de Crédito do Agronegócio. E se o LCI financia imóveis, o LCA foca no agro. O resumo é: LCA é um ativo de renda fixa, emitido por instituições financeiras, que direciona os valores captados dos investidores para financiar o agronegócio, auxiliando produtores rurais a comprar equipamentos e matéria-prima.
O Brasil tem muita tradição no agronegócio, um setor que representa quase 28% do nosso PIB, o Produto Interno Bruto, e por esse motivo, como já disse, a LCA é isenta de impostos. Ah, e ela também pode ter rentabilidade prefixada, pós-fixada ou híbrida.
Quer saber mais sobre LCA e LCI? Veja o Glossário IF!
Leia a seguir