- Home
- Onde investir
- Renda fixa
- Tudo o que você precisa saber para investir no Tesouro Selic
Tudo o que você precisa saber para investir no Tesouro Selic
No mundo dos investimentos há raríssimos consensos, mas uma máxima é: investir no Tesouro Direto é o investimento mais seguro que tem. E, entre as opções oferecidas, o Tesouro Selic é uma da opções mais procuradas. “Oferece rentabilidade diária que acompanha a taxa básica de juros. Além disso, é considerado um dos investimentos mais seguros do mercado, pois é garantido pelo Tesouro Nacional”, explica Jenni Almeida, especialista em finanças formada pela Harvard Business School e CEO da franquia de consultoria financeira Invest4U.
Outro atrativo é a facilidade: “Para comprar títulos do Tesouro Selic é necessário ter um cadastro no Tesouro. O cadastro é feito automaticamente nas corretoras e nos bancos, sem grandes problemas”, diz Bruno Corano, economista da Corano Capital (NY).
Mas calma! Se o seu objetivo é investir no Tesouro Selic, aqui vai o mapa da mina para você aplicar sem preocupação.
É preciso ter conta em corretora para investir no Tesouro Selic?
Para investir em títulos atrelados à Selic, é obrigatório ter um intermediário financeiro – seja uma corretora ou um banco. O processo é simples:
- Abra uma conta em uma corretora ou banco autorizado pelo Tesouro Nacional para a realização desse tipo de aplicação. Consulte aqui as corretoras e bancos autorizados para não entrar em ciladas;
- Cadastre-se na plataforma do Tesouro Direto;
- Transfira o dinheiro para sua conta na corretora;
- Escolha um dos títulos para investir.
Existe valor mínimo?
“A pessoa consegue comprar um título do Tesouro a partir de 35 reais. No entanto, para o Tesouro Selic a quantia é de R$100″, explica Corano.
Tem prazo para resgatar?
“Uma das vantagens é que os títulos têm diversos prazos de vencimento, mas o cliente pode vender a qualquer momento que desejar”, diz Corano. “O Tesouro Selic é considerado ideal para reserva de emergência porque tem menor volatilidade e quase nenhuma perda de rentabilidade no resgate antecipado”, diz Almeida.
“O governo garante a recompra diária dos títulos e as operações podem ser temporariamente suspensas durante o dia para alinhamento com os parâmetros de mercado”, completa Almeida.
E também vale ressaltar ainda que não existe prazo mínimo de carência para realizar o resgate. E que, ao vender antes do vencimento, estará sujeito às condições de mercado.
- Resgates solicitados até 13h: liquidação no mesmo dia;
- Resgates solicitados entre 13h e 18h: liquidação no próximo dia útil;
- Resgates solicitados após 18h: liquidação em D+1 (dia útil seguinte);
- A liquidação ocorre pelo preço de mercado no momento da transação.
Paga Imposto de Renda?
Sim, ao investir no Tesouro Selic, é necessário saber que paga 22,5% do dinheiro resgatado até 180 dias. Para resgates de 181 a 360 dias, 20%; de 361 a 720 dias 1,7,5%, e para mais de 720, 15%. Depois desse prazo, a taxa se torna fixa em 15%.
Leia a seguir