Manhã Inteligente: juros em alta no Brasil e nos EUA, novas regras para fintechs
Manhã Inteligente: juros em alta no Brasil e nos EUA, novas regras para fintechs
O programa desta segunda (14) fala sobre duas reuniões importantes que acontecem esta semana. Nos EUA, o Fed decide se o aumenta os juros; no Brasil, o Copom deve anunciar uma alta na taxa Selic
No Manhã Inteligente desta segunda (14/2), Isabella Carvalho, repórter da IF, e Victor Vietti, analista de investimentos, falam sobre duas reuniões importantes que acontecem esta semana. A primeira delas é a reunião de juros do banco central dos Estados Unidos, nesta terça e quarta-feira. Nos mesmos dias, aliás, a reunião do Copom aqui no Brasil também deve movimentar o mercado.
Eles ainda comentam as novas regras regulatórias para fintechs e empresas de pagamento anunciadas pelo Banco Central, e sobre como isso refletiu e ainda pode refletir no mercado.
Quer saber como tudo isso afeta o seu bolso e os seus investimentos? Assista ao Manhã Inteligente!
Alta nas taxas de juros no Brasil e nos EUA
Tudo indica que teremos uma semana agitada no mercado financeiro. Amanhã e quarta, o banco central americano, Fed, realiza a primeira reunião sobre juros desde o início da Guerra na Ucrânia. O conflito tem colocado pressão na política monetária global por conta dos riscos inflacionários. Nos Estados Unidos, o Fed deverá elevar os juros em 0,25 ponto percentual, o que já é esperado pelo mercado.
Por aqui, o cenário do conflito também pode estremecer o mercado diante de uma possível alta de juros na reunião do Copom desta semana. Especialistas acreditando que o Banco Central deve elevar a taxa Selic em um ponto percentual, chegando a 11,75%.
No final da semana passada, as ações do Nubank chegaram no seu menor valor desde que foram lançadas. Na sexta-feira, encerraram cotadas a 6,54 dólares: uma queda de 7,23%. Isso aconteceu depois do Banco Central anunciar novas regras regulatórias para fintechs e empresas de pagamentos.
Em nota, o Banco Central informa o seguinte: “Instituições de pagamento terão regras proporcionais ao seu porte e à sua complexidade. A nova regulação preserva a entrada facilitada para novos concorrentes no segmento de pagamentos, de modo a aumentar a competição no sistema e a inclusão financeira”. Na prática, o Banco Central passa a aumentar as exigências de capital das grandes fintechs brasileiras.
Hoje, às 8h25, foi divulgado o boletim Focus do Banco Central. A expectativa da taxa Selic para 2022 subiu de 12,25% para 12,75%, enquanto a projeção de inflação para o ano passou de 5,65% para 6,45%. Nos 12 meses até fevereiro, o IPCA acumula uma alta de 10,54%. E uma alteração importante: a partir de hoje, a B3 volta a fechar às 17h por conta do horário de verão dos Estados Unidos. Outro ponto para ficar de olho nessa semana são os balanços divulgados pelas empresas brasileiras. O foco, hoje, fica para Magazine Luiza e Gol.