Após payroll, mercado mira CPI na próxima semana para calibrar expectativa dos juros

Números do payroll vieram bem acima do esperado em todas as métricas reforçando a resiliência da economia dos EUA; mercado agora aguarda CPI

Os números do payroll, divulgados nesta sexta-feira (5), vieram bem acima do esperado em todas as métricas reforçando a resiliência da economia e mercado de trabalho norte-americano.

Destaques para os salários crescendo a taxas superiores à inflação e a criação de postos de trabalho bem acima do esperado. Veja abaixo um resumo do payroll:

  • Expectativa postos de trabalho: criação de empregos entre 170mil e 175 mil;
  • Foram criados 216 mil postos de trabalho não agrícola.
  • Expectativa de salários: +0,3% m/m e +3,9% a/a;
  • Ganho médio por hora trabalhada +0,4% e +4,1%, respectivamente.
  • Expectativa de taxa de desemprego: 3,8%;
  • Taxa de desemprego foi de 3,7%.

Os dados reforçam a visão de que a economia dos Estados Unidos (EUA) segue resiliente.

Com isso, abre-se espaço para correções do movimento observado nos últimos 60 dias. Ou seja, da queda dos rendimentos dos títulos americanos.

Tal dado reforça a visão de que as apostas mais agressivas em cortes de juros logo no início do ano (reuniões de janeiro e março) podem não fazer sentido em um cenário onde os salários crescem acima da inflação e a criação de postos de trabalho seguem robustas.

Não por acaso vemos o movimento do dia refletir isso.

Mercado deve focar agora no CPI que será divulgado na próxima semana, dia 11 de janeiro, para uma nova leitura/interpretação dos juros.

Abrindo os dados do payroll, vemos que o relatório de empregos dos EUA, juntamente com as revisões das contagens dos meses anteriores, elevou os ganhos de empregos em 2023 para 2,7 milhões, ou uma média mensal de 225.000, abaixo dos 4,8 milhões, ou 399.000 por mês, em 2022.

Em dezembro o aumento nas contratações veio de um ganho de 52 mil em empregos públicos (governos locais como estados e municípios majoritariamente) e outros 38 mil em áreas relacionadas à saúde, como serviços ambulatoriais de saúde e hospitais; lazer e hospitalidade contribuíram com 40 mil; enquanto a assistência social aumentou em 21 mil e a construção adicionou 17 mil.

No lado negativo, transporte e armazenamento tiveram uma perda de 23 mil posto de trabalho.

Impacto

  • Rendimentos (yield) dos títulos americanos saltaram corrigindo parte das quedas que foram observadas desde o final de outubro.
  • O rendimento da Treasury (títulos de dívida emitidos pelo governo dos EUA) de 10 anos bateu 4,07% subindo mais de 2%. Os treasuries americanos são a forma mais comum de investimento em renda fixa nos EUA.
  • S&P 500 sobe após forte relatório de empregos.
  • Índice dólar saltou num primeiro momento, mas logo arrefeceu; ainda assim opera em alta. Contra o Real o dólar chegou a bater os R$ 4,94 , mas também cedeu operando próximo a R$ 4,90.