Quais são os melhores Fiagros para investir ainda neste ano?

Confira 4 investimentos relacionadas ao agronegócio que podem estar na sua carteira

Se você está pensando em rebalancear sua carteira de investimentos e pensou em incluir algum produto do agronegócio, uma recomendação é ficar de olho nos melhores Fiagros para investir neste ano.

Por isso, a pedido da Inteligência Financeira, Marcos Piellusch, professor da FIA Business School, acaba de montar uma lista de 4 investimentos do setor para você ficar de olho.

O que são Fiagros?

Mas antes de entramos nessa seleção, vale saber o que são e como funcionam os Fiagros, ou Fundos de Investimento do Agronegócio.

“Esses produtos são como ‘condomínios’ de investimento. Mas em vez de investir em ações ou títulos de empresas, eles investem em atividades relacionadas ao agronegócio. Que é o conjunto de atividades voltadas para a produção e comercialização de produtos agrícolas, como alimentos, fibras, energia, entre outros”, explica Piellusch.

O objetivo desses fundos, portanto, é financiar projetos e empresas desse setor. O que ajuda a impulsionar o desenvolvimento e a produção no campo.

“O investimento se dá de forma direta, pelos Fiagros de terras ou pelos Fiagros de participações em empresas. Mas pode ser também de forma indireta, pelos Fiagros de papel. E aí, é aplicar os recursos em títulos de crédito do agronegócio, que por sua vez financiarão investimentos e projetos nas atividades agrícolas”, comenta o especialista.

Desse modo, para os investidores, os Fiagros oferecem a oportunidade de participar do mercado agrícola sem precisar se envolver diretamente na gestão dessas atividades. Além disso, eles podem oferecer potencial de retorno financeiro, diversificação de carteira e até mesmo benefícios tributários.

Qual é o melhor Fiagro para investir?

Então, agora que você já está por dentro de como funciona essa classe de ativo financeiro, chegou a hora de apresentarmos quais são os melhores Fiagros para investir esse ano.

Valora CRA Fiagro (VGIA11)

O Fundo basicamente investe em Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e é considerado um Fiagro de papel. De acordo com o professor da FIA Business School, esse produto pode ser uma opção mais defensiva. “Isso porque, não tem tanta exposição à taxa Selic”, argumenta.

Para se ter uma ideia, o dividend yield dos últimos 12 meses desse que é um dos melhores Fiagros para investir em 2024 foi de cerca de 17%.

Kinea Crédito Agro Fiagro (KNCA11)

Fiagro de papel, esse produto é direcionado para investimento em valores mobiliários. Mas especialmente aos CRAs, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Cotas de Fiagro.

Nos últimos 12 meses, esse produto teve como percentual de distribuições algo em torno de 13%.

Suno Agro Fiagro (SNAG11)

Esse fundo, que também é um Fiagro de papel investe nas cadeias do agronegócio. Ou seja, tanto atividades de natureza imobiliária quanto àquelas que envolvem a produção do setor.

Portanto, a SNAG11 pode investir em LCAs, CRAs, imóveis rurais, sociedades que explorem atividades da cadeia do agronegócio e cotas de fundos que tenham relação com o setor.

O dividend yield dos últimos 12 meses desse produto ficou na média de 13%.

Riza Agro Fiagro (RZAG11)

E para encerrarmos a lista de melhores Fiagros para investir em 2024, Marcos Piellusch indica esse produto que tem como objetivo investir em operações de crédito estruturado para produtores rurais, além de agroindústrias.

Aliás, as distribuições desse Fiagro nos últimos 12 meses foram de quase 17%.

“Importante ter em mente que apesar dos Fiagros de papel poderem ter impacto negativo com a queda da Selic, já que boa parte dos títulos emitidos tem juros associados à taxa básica da economia. No entanto, as oportunidades podem surgir com a aquisição de cotas a preços baixos, obtendo assim um rendimento maior em relação ao preço pago”, argumenta Piellusch.

Vale saber, inclusive, que mesmo esses sendo os melhores Fiagros para investir, eles não são indicações de investimentos. Afinal de contas, é você quem deve escolher aquele produto que mais tem relação com seus objetivos.

Como comprar e vender cotas de Fiagros

A aquisição ou a venda desse tipo de produto é por meio do mercado secundário, já que as cotas são estão na bolsa de valores. “Portanto, para adquirir cotas de Fiagros, o investidor pode entrar em contato com sua corretora de valores e enviar uma ordem de compra. E aí, precisa especificar a quantidade de cotas que deseja adquirir e o preço que está disposto a pagar”, esclarece o professor.

Da mesma forma, para vender suas cotas, você pode enviar uma ordem de venda pela corretora. Basta indicar a quantidade a ser vendida e o preço desejado.

“É importante observar que, como as cotas de Fiagros são negociadas na bolsa de valores, seus preços podem variar ao longo do tempo de acordo com a oferta e demanda do mercado. Portanto, o preço pelo qual as cotas são compradas ou vendidas no mercado secundário pode ser diferente do valor patrimonial das cotas, que é calculado com base nos ativos do fundo”, finaliza Marcos Piellusch.