Market timing: será que esta estratégia é boa para você?

Ela te ajuda a decidir qual é o melhor momento para investir. Mas tem riscos

No mundo dos investimentos existem diversos tipos de estratégias que visam o melhor retorno financeiro. E entre tantas táticas, existe uma que merece atenção: o chamado market timing.

Geralmente usada em ativos financeiros de curto prazo, esta estratégia nada mais é do que saber escolher o momento certo de comprar e vender um investimento de forma a maximizar o ganho da operação. Ou seja, é uma forma de tentar prever o comportamento futuro de preços.

“Traduzindo para uma linguagem mais simples, o market timing seria comprar na mínima e vender na máxima”, esclarece Felipe Moura, sócio e analista da Finacap Investimentos.

Mas, será que o market timing é bom para você?

Geralmente, este tipo de plano de investimento é bastante utilizado por gestores experientes para identificar momentos de entrada e saída de ativos em suas estratégias. “Entretanto, é possível perceber que na maioria das atuações de profissionais, não é a estratégia principal de tomada de decisão, mas sim complementar”, aponta Ariane Benedito, economista especialista em mercados de capitais.

Por isso, antes de você se jogar no market timing, é preciso estudar, com calma, sobre esta estratégia. Dessa forma, é possível entender se, de fato, ela é ou não é ideal para os seus objetivos.

Então, como a gente aqui da Inteligência Financeira jamais te deixaria na mão, nós separamos alguns prós e contras sobre o market timing. Confira abaixo.

Vantagens do market timing

O primeiro benefício deste plano de investimentos seria que, se você acertar,  tende a maximizar o ganho de uma operação. Portanto, mais dinheiro no bolso.

“Além disso, a análise de market timing auxilia o investidor a diminuir os riscos de sair de uma posição muito desvalorizada na compra de uma ativo que esteja acima do seu preço justo. O que pode causar perdas futuras”, analisa Ariane.

E as desvantagens deste plano de investimentos?

Para Felipe Moura, o market timing nem sempre é uma estratégia bem sucedida. “[Afinal de contas], você não pode contar com um índice de acerto de 100% das vezes que você tenta fazer o plano. Portanto, para quem utiliza esse tipo de estratégia é muito importante mensurar bem os riscos, principalmente o percentual dessa posição em relação ao seu portfólio como todo”, ensina.

Sem esquecer, claro, que o mercado é influenciável por muitas variáveis que não podemos controlar. “Ou seja, por mais que tenhamos modelos de análise bem estruturados, muitas vezes os investidores precificam os ativos na contramão da teoria. Esse cenário impede o sucesso da operação focada apenas nas previsões de preços dos ativos”, indica Ariane.

Quero fazer market timing, e agora?

Se depois de conhecer as principais vantagens e desvantagens desse plano de investimentos, você acredita que o market timing pode fazer parte da sua estratégia, os especialistas têm alguns conselhos.

“Para o investidor que deseja utilizar essa estratégia, o ideal seria não montar a posição com o montante total disponível, mas sim ir montando aos poucos e gerenciar o que chamamos de preço médio. Comprar e vender em diferentes preços na tendência projetada, para suavizar a exposição ao risco”, afirma a economista.

E Moura complementa: “Se você tem estratégias diferentes com correlações diversas, sempre irá tender a ter um retorno equilibrado. Então, quando uma estratégia tá indo mal, você vai tender a compensar com a estratégia que tá indo bem e vice-versa.”

Portanto, uma ótima solução apresentada pelos especialistas seria a boa e velha diversificação entre classes de ativo e com baixa correlação. “Além disso, quando vai fazer market timing é muito importante levar em consideração a exposição. Ou seja, não tentar acertar esse timing perfeito com um ativo que seja muito significativo no seu portfólio”, aconselha o analista.

Bem, agora é com você. Como dito anteriormente, estude com cautela a estratégia de market timing. E caso sinta necessidade, busque ajuda de profissionais para seguir da melhor maneira possível com este plano de investimento.