O que é e como funciona o after market?

Se você não conseguiu fazer operações durante o pregão, pode recorrer a esse período extra. Saiba mais no Glossário IF

Tem dia que a vida é super corrida, a gente trabalha, cuida da casa, do jantar, do cachorro e não sobra tempo para nada, né? Não seria ótimo ter ao menos meia horinha a mais para resolver as coisas? Seria lindo! E você acredita que a B3 faz isso? Ela tem o after market: um período extra de funcionamento, depois do fim do pregão, em que os investidores podem fazer suas operações.

O after market ou after hours é a meia hora a mais que os investidores têm para negociar após o fechamento do pregão. Então, o pregão funciona até às 17h e o after rola das 17h30 às 18h.

No after market, as operações são limitadas

Só que é bom saber que nesse horário extra, quase um happy hour, as operações são limitadas: dá para negociar ativos do mercado à vista, como ações, ETFs, BDRs, fundos de investimentos e mercado futuro pras commodities, entre outros. Renda fixa privada e opções ficam de fora.

Ficou claro que o after market é a oportunidade para quem não conseguiu operar durante o dia ou cometeu algum erro e quer consertar logo, certo? Ele também é perfeito para quem ficou sabendo depois do pregão de uma notícia bombástica e prefere dar seus pulinhos agora do que esperar o dia seguinte, sabe? É a chance de agir no mesmo dia e se dar bem já na abertura do próximo pregão.

Regras do after market

Mas como tudo no mercado, o after hours tem algumas regras:

  • Operar somente ativos que já foram negociados durante o pregão e que estejam na lista de índices, como Ibovespa, BRX 100 ou IBRX50. Até aí é fácil porque estes ativos são geralmente os mais famosinhos e com maior liquidez;
  • Pra proteger o mercado de reviravoltas, a volatilidade é de 2%. Ou seja: o valor da ação pode aumentar ou diminuir 2% em relação ao fechamento do pregão. Tipo assim, se um papel fechou a 100 reais, no After pode variar de 98 a 102. Lembrando que o call de fechamento vai das 16h55 até 17h15, dependendo do tipo do ativo;
  • Outra regra é o limite de negociar até R$ 900 mil por CPF – o que não é um problema para nós simples mortais que não somos herdeiros da rainha da Inglaterra, não é mesmo?

Saiba mais sobre o after market no Glossário IF!