- Home
- Onde investir
- Investimentos
- FGC diz que quase metade dos credores da BRK e Portocred já realizou cadastro básico para ressarcimento
FGC diz que quase metade dos credores da BRK e Portocred já realizou cadastro básico para ressarcimento
O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) informou que quase metade dos 54 mil credores da BRK Financeira e da Portocred com créditos elegíveis à garantia já realizou cadastro básico no aplicativo da entidade. As duas instituições foram comunicadas extrajudicialmente na quarta-feira passada (15) pelo Banco Central. O pagamento da garantia começará após o recebimento das informações das instituições liquidadas.
O FGC orienta investidores e depositantes a checar o aplicativo de mensagens do smartphone para receber via SMS o código para a finalização do cadastro. Algumas configurações disponíveis nos celulares podem bloquear a exibição dessa notificação ou classificá-la como spam, induzindo a pessoa a acreditar que não recebeu o código.
Primeira etapa de pagamento
Após realizar o cadastro no app é necessário acompanhar os canais oficiais do FGC e aguardar a conclusão do processo de organização dos dados sobre os depositantes e investidores de cada instituição pelo liquidante.
Nessa primeira etapa do processo de pagamento de garantias cabe aos liquidantes – definidos pelo Banco Central – reunir as informações sobre identidade e valores a receber de cada pessoa que possui investimentos em ativos garantidos pelo FGC na BRK Financeira e na Portocred.
Após receber do liquidante as informações consolidadas, o FGC divulgará nas redes sociais e em seu site todas as instruções sobre o início dos pagamentos, incluindo o período em que será possível solicitar o recebimento da garantia. O pagamento será feito de forma totalmente digital, pelo aplicativo, sem a necessidade de comparecimento a uma agência bancária.
A BRK Financeira tem base estimada de 42 mil credores com depósitos elegíveis ao pagamento da garantia, que somam R$ 1,7 bilhão. A Portocred Financeira tem base estimada de 12 mil credores com depósitos elegíveis ao pagamento da garantia, que somam R$ 521 milhões.
Leia a seguir