Volume negociado em criptomoedas cresce em novembro

Levantamento mostra que negociação com moedas digitais aumentou de 11% no mês que passou

A empresa de pesquisa Binance Research, que pertence à provedora de infraestrutura para blockchain e de criptomoedas Binance, divulgou nesta sexta-feira (1), seu mais recente relatório sobre tendências do mercado cripto.

O documento traz uma visão otimista para a indústria cripto. Isso porque o mercado de criptomoedas manteve sua trajetória ascendente, com níveis de atividade na blockchain aumentando e os bots do Telegram ainda são populares.

Veja abaixo os principais resultados do levantamento, apurado em novembro:

  • Em novembro, o mercado cripto continuou em trajetória ascendente, com um aumento de 11% em relação ao mês anterior na capitalização total;
  • O setor de DeFi (finanças descentralizadas) registrou um aumento de 10% em comparação com o mês anterior, em termos de valor total bloqueado (TVL);
  • NFT reverteu a tendência de queda anual com um volume de vendas de US$ 0.91 bilhões (acima dos $0.31 bilhões em outubro);
  • A atividade no protocolo Ordinals contribuiu para o aumento das taxas de bitcoin em novembro, com as taxas médias superiores às do ethereum;
  • Os bots do Telegram continuam sendo uma plataforma popular para traders e a atividade se mantém em alta de 65% em relação ao mês anterior, indo para US$735.9 milhões.

Crescimento das criptos

Assim, o mercado cripto sustentou sua trajetória ascendente em novembro, culminando em um crescimento mensal de 11% na capitalização de mercado total.

A primeira quinzena viveu uma dinâmica de aumento, com o mercado registrando rapidamente um ganho de 12%.

Isto foi seguido por um período de flutuações, marcadas pelos retrocessos em 16 e 21 de novembro, cada um resultando em uma queda de aproximadamente 5% na capitalização de mercado total. Essas retrações pareciam ser correções padrão do mercado, respondendo naturalmente ao rápido crescimento anterior.

Porém, desde outubro o mercado cripto testemunhou um aumento de mais de 35% na capitalização de mercado total. À medida que os principais catalisadores de alta são gradualmente incluídos nos preços, não é incomum ver o mercado oscilando entre sentimentos de alta e baixa.

Desempenho das criptos menos negociadas

Todas as 10 principais moedas encerraram novembro com ganhos positivos, com SOL e LINK liderando o bando. A SOL fechou o mês com um ganho de 69,5%, enquanto LINK seguiu com um aumento de 29,11%.

O ressurgimento de Solana no cenário cripto nos últimos meses foi particularmente notável. Sua conferência anual, Solana Breakpoint atraiu mais de 13.000 participantes para um de seus quatro locais, destacando o crescente interesse da comunidade.

O ponto alto do evento foi o anúncio da parceria da Solana com o Google Cloud, um marco significativo para o ecossistema Solana.

Este sentimento positivo refletiu-se no domínio institucional, onde GSOL, Solana Trust da Grayscale, foi negociada a impressionantes 800% de retorno. LINK, paralelamente à trajetória de Solana, também atraiu atenção institucional, com GLINK, Link Trust da Grayscale, sendo negociada 200% de retorno.

Além disso, Chainlink havia anunciado o cronograma para o Staking v0.2, que está previsto para o início de dezembro.

Enquanto isso, ADA também brilhou entre as criptomoedas em novembro, registrando ganho de 26,1%. A cúpula de Cardano em 2023 foi um evento importante, destacando seus desenvolvimentos e perspectivas contínuas.

DOGE manteve seu dinamismo desde outubro, alcançando um aumento de 15,7%. TON superou a estagnação de outubro, encerrando o mês com um ganho de 14,5%. ETH manteve seu status deflacionário, conforme indicado pelos dados do ultrasound money, graças à elevada atividade do mercado.

BTC, TRX e XRP demonstraram ganhos modestos, fechando o mês com aumentos de 9,7%, 8,3% e 5,3%, respectivamente.