Inteligência artificial e cripto: como essas inovações se conectam?

Juntas, essas tecnologias podem elevar o nível de educação financeira e democratizar o acesso a novos tipos de investimentos

Os avanços da inteligência artificial generativa e da cripto economia estão tomando a capa dos jornais do Brasil e do mundo. Mas afinal, como esses dois mundos se conectam? A forma mais simples e direta de responder a essa pergunta é: um potencializa o outro.

Por um lado, a inteligência artificial (IA) generativa ajuda a derrubar um dos principais obstáculos da cripto economia: a educação financeira. Pessoas que levantam as duas sobrancelhas ao ouvir a palavra “cripto” ou “bitcoin” vão ter acesso facilitado para obter informações que as ajudem a compreender a cripto economia.

Já imaginou ter uma resposta simples e direta a perguntas como: ‘Me explique o que é bitcoin’, ‘O que eu devo saber antes de começar a investir em cripto?’ ou ainda ‘Como reduzir meus riscos ao investir em cripto?’.

Facilitar o acesso a esse tipo de resposta faz com que as criptos se beneficiem diretamente com a aplicação de IA. Milhões de pessoas que hoje não sabem como iniciar o entendimento sobre bitcoin passarão a ter informações de qualidade. Além do fácil acesso que as ajudarão a separar as boas oportunidades de negócios dos tão famosos e fraudulentos esquemas de pirâmide.

Tokens e os investimentos

Por outro lado, existem cripto ativos chamados ‘tokens’ que possibilitam que pessoas comuns tenham acesso a novos tipos de investimentos, inclusive em inteligência artificial. Uma nova narrativa emergiu na indústria de cripto ativos. A tokenização de ativos digitais que utilizam inteligência artificial como base de seu funcionamento, injetando ainda mais dinheiro nessa nova tecnologia.

Assim que houve o boom do chatgpt, tokens atrelados a protocolos de IA valorizaram em velocidade estratosférica. Alguns deles chegaram a acumular uma valorização de 5.000% em menos de uma semana.

Claro que esse mercado ainda é muito novo e essas mesmas moedas podem se desvalorizar 6.000% na semana seguinte. A parte importante daqui não é a valorização do ativo (como em qualquer outro tipo de investimento, é necessário realizar uma pesquisa cuidadosa antes de investir). O importante aqui são as novas possibilidades que inteligência artificial e cripto estão trazendo para nós, investidores comuns.

Democratização dos investimentos

Muitos desses tokens tem como objetivo financiar projetos de IA e trazem consigo o poder de democratizar o investimento nessa nova tecnologia.

Veja bem, antes investir em tecnologias emergentes era limitado a empresas de Venture Capital, investidores anjos ou grandes empresas que desembolsavam milhões de reais para investir.

Com a tokenização, esse tipo de investimento passa a ser uma possibilidade para um público muito maior. Por exemplo, com apenas R$ 10 já seria possível investir em ativos atrelados a Inteligência Artificial.

O que chatgpt e bitcoin tem em comum vai muito além de ‘serem as palavras do momento’, são tecnologias que juntas quebram barreiras antes intransponíveis e que definitivamente ainda vão nos surpreender muito nos próximos anos.