Novo governo Lula planeja taxar o Pix?

Sistema de pagamentos instantâneos virou foco de mensagens nas redes sociais

Circula nas redes sociais uma imagem com uma suposta reportagem do g1 intitulada “Alckmin diz que por motivos financeiros específicos, a taxação do Pix é algo extremamente necessário para o crescimento brasileiro”. É #FAKE.

O g1 não publicou reportagem com esse título e conteúdo. A imagem é uma montagem realizada a partir de uma manipulação fraudulenta. Uma vez obtida a imagem, fraudadores passam a compartilhar em redes sociais.

A assessoria de Alckmin afirma também que a mensagem é falsa.

À imagem falsa, os fraudadores acrescentaram a expressão “faz o L” em alusão aos eleitores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Vice de Lula, Alckmin foi nomeado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, coordenador da equipe que fará a transição do governo Jair Bolsonaro para o governo Lula.

Pix vai acabar?

Também É #FAKE uma imagem que circula pelas redes sociais de matéria do g1 com o título: “Lula diz que um de seus projetos é acabar com o Pix assim que assumir a presidência”. A imagem atribui ao ex-presidente ainda a declaração: “Brasileiro gosta é de receber seu salário , segurar e contar as notas. Esse negócio de Pix só favorece milicianos.

A imagem falsa que circula nas redes sociais é uma montagem. O g1 nunca publicou uma reportagem com esse título e conteúdo. Também não tem em sua equipe repórter com o nome citado na mensagem falsa.

O Instituto Lula divulgou uma nota em suas redes sociais em que afirma que a mensagem é falsa. “A mentira foi divulgada por meio de um print falso do portal g1. Obviamente que a imagem adulterada não traz o link original da notícia, mesmo por que, ela não existe”, diz.

“Lula nunca suspenderia o PIX. Afinal, ele sempre apostou nas políticas de inclusão das pessoas mais pobres na economia no centro de seus esforços. O ex presidente quer mais dinheiro circulando na mão — e na conta — de todo mundo, sobretudo dos mais pobres”, complementa.

Por Roney Domingos

Leia a seguir

Leia a seguir