Pesquisa XP/Ipespe: Lula lidera com 43% contra 25% de Bolsonaro

O ex-ministro Ciro Gomes e o ex-juiz Sergio Moro estão empatados na terceira posição com 8%

Pesquisa Ipespe encomendada pela XP Investimentos divulgada hoje mostra um cenário de estabilização na disputa pela presidência da República.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue líder isolado nas simulações de primeiro turno com 43% das intenções de voto, um ponto a menos que no levantamento anterior. O presidente Jair Bolsonaro (PL) marca 25%, um ponto a mais.

Na série mensal do Ipespe, Lula oscila entre 42% e 44% desde setembro. Bolsonaro está estacionado entre 24% e 25% desde novembro. A margem de erro é de 3,2 pontos para mais ou para menos.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) estão empatados na terceira posição com 8%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 3%. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) e o deputado André Janones (Avante-MG) têm 1%.

Outros três nomes testados no levantamento estimulado não pontuaram: o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e o cientista político Luiz Felipe d’Ávila (Novo).

Na simulação de segundo turno, Lula vence Bolsonaro por 54% a 30%. Na pesquisa anterior, o placar pró-petista era 54% a 31%.

O Ipespe também apurou as taxas de rejeição aos principais nomes da disputa, candidatos que o entrevistado afirma que não votaria de jeito nenhum. Bolsonaro lidera com 62%. É seguido por Doria (59%), Moro (55%), Ciro (45%) e Lula (43%).

Foram ouvidos 1.000 eleitores entre os dias 7 e 9 de fevereiro por meio de entrevistas telefônicas conduzidas por operadores treinados. O registro dessa pesquisa na Justiça Eleitoral é BR 03828/2002.

Com reportagem do Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico