Ministério da Saúde estuda rebaixar pandemia de covid-19 para endemia

A expectativa é de que uma decisão seja anunciada em 15 dias

O presidente Jair Bolsonaro informou nesta quinta-feira que o Ministério da Saúde estuda a mudança no status da pandemia de covid-19 para endemia. Em suas redes sociais, Bolsonaro informou que a decisão está sendo analisada pelo ministro Marcelo Queiroga. A expectativa, segundo apurou o Valor, é de que uma decisão seja anunciada em 15 dias.

Diferentemente da pandemia, de caráter global e descontrolado, a endemia tem causa e atuação mais localizada, se manifesta com frequência em determinada região, mas tem um número de casos em um padrão relativamente estável.

Em sua postagem, Bolsonaro lembrou que a eventual mudança na situação é prerrogativa do ministro da Saúde, conforme consta no artigo 1º da Lei 13.979/2020, que trata das “medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus”.

O Brasil começou a considerar a transição para endemia no início deste ano, antes, portanto, da explosão de casos da variante ômicron. Agora, com os números de contaminação e óbitos em queda e elevado índice de vacinação, a discussão foi retomada.

“São vários indicadores e o país é imenso e com diferenças. Estamos discutindo internamente entre as secretarias, iremos discutir com o Conass e Conassems e temos o apoio da Opas (Organização Panamericana de Saúde)”, disse ao Valor a secretária especial da covid-19 no Ministério da Saúde, Rosana Leite.

Com Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico