- Home
- Mercado financeiro
- Melhores e piores da bolsa: M. Dias Branco (MDIA3) lidera ganhos; PDG (PDGR3) e Braskem (BRKM5) ficam entre as piores
Melhores e piores da bolsa: M. Dias Branco (MDIA3) lidera ganhos; PDG (PDGR3) e Braskem (BRKM5) ficam entre as piores
Empresas citadas na reportagem:
Os resultados trimestrais da M. Dias Branco colocaram a empresa como a que alcançou maior valorização na bolsa nesta segunda-feira (15) entre as companhias com volume de movimentação na casa dos milhões ou acima disso.
A empresa, que atua no setor alimentício no segmento de biscoitos, massas e farinha e é dona das marcas Piraquê, Adria e Vitarella, teve aumento do lucro de 84,9% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2022.
Perdas
A PDG também foi impactada pelos resultados trimestrais, mas ao contrário da empresa do setor alimentício, a construtora e incorporadora viu seu valor na bolsa despencar, encerrando o pregão como a companhia que operou milhões ou mais do que isso que mais perdeu valor de mercado no dia.
A receita operacional da PDG caiu 23% entre janeiro e março na comparação com o mesmo período do ano passado. Com isso, a empresa anotou prejuízo de R$ 209 milhões no trimestre, após registrar lucro de R$ 46 milhões em igual período de 2022.
Braskem e Petrobras
Outra empresa que derreteu na bolsa nesta segunda foi a Braskem (BRKM5), que chegou a ter algumas das maiores altas da bolsa na semana passada. No pregão desta segunda, os papéis foram impactados pelas especulações que dão conta de que a Petrobras pode vir a exercer seu direito de preferência de compra da Braskem, de quem é uma das maiores acionistas.
Melhores ações do dia
- M. Dias Branco (MDIA3) +12,67%
- Plano e Plano (PLPL3) +7,82%
- Wiz (WIZC3) +7,70%
- Armac (ARML3) +7,17%
- BR Properties +6,90%
Piores
- PDG (PDGR3) -12,96%
- Portobello (PTBL3) -9,16%
- PetroReconcavo (RECV3) -9,05%
- Braskem (BRKM5) -6,70%
- Estapar (ALPK3) -6,04%
*A lista de melhores e piores da bolsa contempla empresas que negociam ações na B3 , dentro ou fora do Ibovespa e outros índices, e que no dia tiveram volume de negociação na casa dos milhões de reais, ou acima disso.
Leia a seguir