Projeção do PIB brasileiro, alta nas ações da Petrobras, Meta mira serviços financeiros
No Manhã Inteligente desta sexta (8), Isabella Carvalho e Victor Vietti falam sobre as projeções do PIB no Brasil, as últimas atualizações da Petrobras, e sobre a nova empreitada do Facebook.
Banco Mundial revê crescimento do PIB brasileiro
O Banco Mundial revisou a projeção para o crescimento do PIB brasileiro neste ano de 1,4% para 0,7%. A estimativa para o desempenho da economia brasileira em 2022 é a segunda pior em uma lista de 28 países. Quem lidera essa é Haiti, que tem prevista uma retração de 0,4%.
Também houve revisão para baixo na projeção de crescimento do PIB do Brasil em 2023, de 2,7% para 1,3%. A projeção do Banco Mundial para 2022 é menor do que as estimativas mais recentes do Ministério da Economia, de 1,5%, e do Banco Central, de 1%.
Ações da Petrobras têm dia de alívio
Os papéis da estatal tiveram um dia de alívio ontem, com uma melhora do humor do mercado. As ações ordinárias subiram 5,01%, enquanto as preferenciais avançaram 5,19%. A alta veio após a indicação de José Mauro Ferreira Coelho para presidente da Petrobras, e Márcio Andrade Weber para o comando do conselho da empresa.
Meta, do Facebook, está mirando serviços financeiros
Falando agora de tecnologia: com o aumento da concorrência em redes sociais, tudo indica que a Meta, dona do Facebook, está mirando em serviços financeiros. De acordo com o Financial Times, a companhia vem estudando a criação de uma moeda virtual para o metaverso, além de serviços de concessão de empréstimos para pequenas empresas.
Isso pode ser parte de um esforço da empresa para fontes alternativas de receita e novas funcionalidades que possam atrair e manter usuários. Lembrando que em fevereiro a Meta perdeu US$ 237 bilhões em valor de mercado depois de as ações da empresa despencarem quase 25% com a divulgação dos resultados do último trimestre de 2021.
Leia a seguir