Fechar
O que é uma reserva de emergência?
Tenha uma reserva de emergência, porque sempre pode dar ruim. Senão, pode dar ainda pior.
Pode parecer papo de coach, mas é importante ter uma reserva de emergência. Visto que imprevistos acontecem e tomar sustos com grana é desagradável. Para não dizer outra coisa.
Por exemplo: quem é que poderia imaginar que a gente viveria uma pandemia de mais de dois anos? Vários setores da economia sofreram com isso, como o pessoal da música. Por causa disso, de repente, os shows, eventos, casamentos, enfim, tudo parou. E a gente não tinha ideia de quando voltaria ao normal. Contudo, quem tinha uma reserva de emergência, sofreu um pouco menos. Quem não tinha, ai ai ai.
Mas ela não é útil só em caso de catástrofes mundiais. Aliás, qualquer um pode bater o carro, certo? Ou pode aparecer de surpresa um vazamento. E quem nunca derrubou o celular na privada?
Então, amigos, a lição desse episódio é: tenha uma reserva de emergência, porque sempre pode dar ruim. Senão, pode dar ainda pior.
Veja mais conteúdos da Inteligência Financeira:
Todo mundo precisa ter uma reserva de emergência, e criar uma nada mais é do que guardar dinheiro para ter de onde tirar se rolar um imprevisto.
Para começar: se esse dinheiro é a garantia de tranquilidade, não corra riscos. Fique perto da segurança, longe da volatilidade e garanta liquidez. Com uma emergência você precisará do dinheiro pra já, não dá pra esperar.
Muito se fala dela, mas para quem ainda não tem esse colchão de segurança, será que é possível montar uma reserva rapidamente? Para sobre esse assunto, Anne Dias, editora da IF, conversa com Sigrid Guimarães, sócia-fundadora e CEO da Alocc Gestão Patrimonial, e especialista em finanças pessoais.
Leia a seguir