Taxa de utilização das refinarias da Petrobras chegou a 93,2% em 2024, contra 92% em 2023

A Petrobras disse, nesta sexta-feira (17), que a taxa de utilização de suas refinarias chegou a 93,2% no ano passado, aumentando 1,2 ponto percentual ante os 92% realizados em 2023.

O cálculo do chamado “fator de utilização das refinarias” leva em consideração o volume de carga de petróleo processado e a capacidade de referência das refinarias, assim como limites dos ativos, requisitos de segurança e de qualidade.

“A confiabilidade e a disponibilidade das plantas de refino foram fundamentais para a performance realizada, com a indicação de maior utilização das refinarias”, afirma a Petrobras, em comunicado.

A elevada taxa de utilização permitiu que a Petrobras produzisse volume recorde de 24,4 bilhões de gasolina no ano passado, superando o montante de 24,2 bilhões de litros em 2014.

A empresa também teve recorde de produção do diesel S-10, que tem 8% de biodiesel em sua composição e um teor de enxofre máximo de 10mg/kg, chegando a 26,3 bilhões de litros, superando marca recorde do ano anterior.

O volume de petróleo processado oriundo de ativos do pré-sal foi recorde, chegando a 70% do total processado pela Petrobras, superando o dado registrado em 2023, quando a média anual havia atingido 66%.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Leia a seguir