Saint-Gobain conclui compra de fabricante mexicana de produtos para construção

A fabricante de materiais para construção Saint-Gobain concluiu, nesta quinta-feira (16), a aquisição do grupo Ovniver, de produtos químicos para construção, por US$ 815 milhões (740 milhões de euros). A empresa atua no México e na América Central.

Segundo a multinacional francesa, o movimento “representa outro passo estratégico no estabelecimento da presença mundial da Saint-Gobain em produtos químicos para construção”, visto que o Ovniver é líder regional do setor, com 16 fábricas e mil funcionários.

A empresa detém a marca Cemix e produz revestimentos de fachadas, adesivos para azulejos e argamassas de impermeabilização e preparação de superfícies, entre outros produtos.

É esperado que o Ovniver gere US$ 215 milhões em receitas ao ano. O negócio manteve uma taxa de crescimento de 20% ao ano nos últimos cinco anos, de acordo com a Saint-Gobain.

As vendas combinadas de Saint-Gobain e Ovniver devem chegar a 6,5 bilhões de euros, englobando 79 países. Nos primeiros nove meses de 2024, último dado divulgado, a Saint-Gobain atingiu 35 bilhões de euros em vendas no mundo, queda de 4,1% sobre 2023.

Em entrevista ao Valor, em novembro, o presidente da Saint-Gobain para a América Latina, Javier Gimeno, afirmou que México e Brasil respondem por 70% da receita da companhia na América Latina, e que a integração correta do Ovniver à empresa seria um dos “desafios” de 2025. A intenção de compra havia sido anunciada em agosto.

Segundo Gimeno, a Saint-Gobain está aplicando no México, há pelo menos cinco anos, o modelo que adotou no Brasil, com aquisições visando a ampliar sua gama de produtos, antes limitada ao vidro. “Agora, a proposta de valor da Saint-Gobain no México fica muito semelhante à daqui”, disse. O negócio com o Ovniver foi o maior já fechado pela multinacional na América Latina.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Leia a seguir