Queda nos preços de veículos seminovos não deve afetar notas de crédito de locadoras, diz Fitch

A continuidade na queda dos preços dos veículos seminovos e o aumento na diferença para os preços de veículos zero terão impacto na geração de caixa e alavancagem das locadoras de veículos, mas sem afetar notas de crédito, diz a Fitch Ratings.

O analista Renato Mota escreve que as locadoras precisarão de mais capital, o que deve ser parcialmente compensado por aumentos de tarifas, e que o esperado maior consumo de caixa não aumentará a alavancagem líquida das empresas analisadas em mais de 0,5 vez.

“Apesar de positivos para as empresas, os aumentos ainda não foram suficientes para recuperar o spread entre o retorno sobre o capital investido e o custo de capital”, comentam. Atualmente está abaixo de 3%, abaixo da média histórica de 5% a 8%.

A atual diferença de preço entre veículos novos e seminovos, acima da média histórica, exigirá maior alocação de capital das locadoras, que deverão financiar parcela maior de seu investimento com caixa, afirma a agência de classificação de riscos.

Como as locadoras estão sempre comprando e vendendo veículos, gerando diferentes “safras” de frota, a Fitch acredita em normalização do spread entre preços de compra e venda, principalmente, ao longo de 2025.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Leia a seguir