As grandes operadoras de telefonia e provedores regionais de acesso à internet já começaram nesta quarta-feira (9) a liberar o acesso à plataforma X, após receber notificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Esse procedimento era aguardado desde ontem, quando o ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o retorno da operação da plataforma após confirmado o cumprimento de determinações da Justiça brasileira.
A Conexis Brasil Digital, sindicato que representa as grandes prestadoras de serviço, como Vivo, Claro e TIM, informou que “suas associadas cumprirão as decisões judiciais e administrativas aplicáveis às suas redes no prazo estipulado”.
Já a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) explicou, em comunicado, que a Anatel começou a notificar as prestadoras nesta quarta-feira (9). “Caberá a cada uma das prestadoras tomar as providências técnicas necessárias para implementar essa ordem judicial. O tempo para a execução do desbloqueio dependerá das medidas empregadas pelas prestadoras, conforme suas especificidades”, informou, em posicionamento semelhante ao divulgado mais cedo pela agência reguladora. A entidade representa mais de dois mil provedores de internet com cobertura de serviço em âmbito local ou regional distribuída por todo o país.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir