Nubank (ROXO34) capta US$ 150 mi do ‘BNDES dos Estados Unidos’ para investir na Colômbia

Banco digital também anunciou o lançamento de sua conta internacional em parceria com a Wise

O Nubank (ROXO34) anunciou nesta segunda-feira (8) a captação de US$ 150 milhões com o DFC, banco de desenvolvimento internacional dos Estados Unidos. A destinação do dinheiro é para investir na Colômbia.

Segundo a gerente geral do grupo na Colômbia, Marcela Torres, o investimento permitirá ampliar a base de clientes do banco na região, hoje de aproximadamente 800 mil.

Pelas estimativas do Nubank (ROXO34), atualmente cerca de 78% dos colombianos ainda usam dinheiro como principal meio de pagamento.

Desde 2021, quando iniciou as operações no país vizinho, o banco digital já anunciou investimentos de US$ 330 milhões na Colômbia.

Segundo o Nubank, os aportes acumulados devem subir para mais de US$ 500 milhões nos próximos dois anos.

Conta internacional do Nubank (ROXO34)

Em comunicado separado, o Nubank (ROXO34) anunciou também o lançamento de sua conta internacional, em parceria com a fintech Wise.

Dirigida para o Nubank Ultravioleta, segmento de clientes de alta renda do banco, a conta permite conversões de reais para dólares ou euros.

A tarifa de conversão de moedas é de 0,9%, além do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 1,1%.

As operações terão como parâmetro o dólar e o euro comercial. De acordo com o Nubank, o serviço tem cobertura em mais de 200 países.

A conta permite que os usuários façam dois saques gratuitos em moeda estrangeira por mês, sem limite de valor, em caixas eletrônicos no exterior.

Além disso, o serviço inclui 10 GB de internet válidos por 30 dias com um chip que pode ser ativado uma vez por ano.

Nubank (ROXO34): foco na rentabilidade

Os anúncios sublinham os esforços do banco criado e liderado pelo colombiano David Vélez para buscar novas fontes de crescimento de receita.

David Vélez, fundador e CEO global do Nubank. Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Isso acontece após a base de clientes de bancos digitais no Brasil, principal mercado do Nubank, dar sinais de desgaste.

De acordo com dados compilados pelo Bank of America, o número de novos downloads de aplicativos de bancos no Brasil perdeu força nos últimos meses.

Criado no Brasil em 2013, o Nubank (ROXO34) tem no país a grande maioria de seus cerca de 94 milhões de clientes.

Agora, com a desaceleração da base, o banco tenta acelerar no México e Colômbia, enquanto oferta mais produtos e serviços a clientes no Brasil.