Itaú e Banco do Brasil figuram em ranking de marcas mais valiosas do mundo
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O Brasil tem apenas duas marcas entre as 500 mais valiosas do mundo. O Itaú é o melhor classificado, em 274º lugar, avaliado em US$ 8,6 bilhões.
Já o Banco do Brasil ficou em 467º lugar, com o valor da sua marca estimado em US$ 5,2 bilhões. Os dados são do novo relatório da Brand Finance, consultoria mundial de avaliação de marcas.
O valor da marca do Itaú subiu 3%, mas o banco caiu 11 posições no ranking. A instituição também registrou um aumento na pontuação do Índice de Força da Marca (BSI), para 78,1.
De acordo com a pesquisa da Brand Finance, o Itaú ostenta uma familiaridade muito alta em seu mercado doméstico.
“O banco entrega consistentemente resultados robustos, sustentados por um portfólio diversificado de serviços, incluindo banco de varejo, banco de investimento e gestão de patrimônio. Essa estabilidade financeira reforça seu valor de marca”, diz a publicação.
Já o valor da marca do BB caiu 4% e o banco recuou 36 posições no ranking. O indicador BSI caiu para 77,9.
“Como uma das instituições financeiras mais antigas do país, o Banco do Brasil desfruta de patrimônio e credibilidade inigualáveis. Seu status como um banco estatal aumenta sua estabilidade e confiabilidade percebidas.”
Marcas mais valiosas do mundo
Para Eduardo Chaves, diretor geral da Brand Finance Brasil, a participação de duas marcas brasileiras no ranking “ressalta o papel crítico da integração da marca com métricas de desempenho, garantindo que a promessa de uma marca se alinhe perfeitamente com sua entrega operacional”.
O valor da marca é entendido como o benefício econômico líquido que um proprietário de marca alcançaria ao licenciá-la no mercado aberto. A força da marca é a eficácia do desempenho de uma marca em medidas intangíveis em relação aos seus concorrentes.
A lista este ano é novamente liderada por Apple (US$ 574,5 bilhões), Microsoft (US$ 461,1 bilhões), Google (US$ 413,0 bilhões), Amazon (US$ 356,4 bilhões) e Walmart (US$ 137,2 bilhões).
As marcas dos Estados Unidos lideram, representando 52,9% do total, seguidas por China (15,0%) e Alemanha (5,8%). Na divisão por setores, o bancário é o que tem maior representatividade (12,7%), acompanhado do varejo (11,4%) e mídia (10,3%).
Com informações do Valor Econômico
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