Itaú e Banco do Brasil figuram em ranking de marcas mais valiosas do mundo

Os dados são do novo relatório da Brand Finance, consultoria mundial de avaliação de marcas

Empresas citadas na reportagem:

O Brasil tem apenas duas marcas entre as 500 mais valiosas do mundo. O Itaú é o melhor classificado, em 274º lugar, avaliado em US$ 8,6 bilhões.

Já o Banco do Brasil ficou em 467º lugar, com o valor da sua marca estimado em US$ 5,2 bilhões. Os dados são do novo relatório da Brand Finance, consultoria mundial de avaliação de marcas.

O valor da marca do Itaú subiu 3%, mas o banco caiu 11 posições no ranking. A instituição também registrou um aumento na pontuação do Índice de Força da Marca (BSI), para 78,1.

De acordo com a pesquisa da Brand Finance, o Itaú ostenta uma familiaridade muito alta em seu mercado doméstico.

“O banco entrega consistentemente resultados robustos, sustentados por um portfólio diversificado de serviços, incluindo banco de varejo, banco de investimento e gestão de patrimônio. Essa estabilidade financeira reforça seu valor de marca”, diz a publicação.

Já o valor da marca do BB caiu 4% e o banco recuou 36 posições no ranking. O indicador BSI caiu para 77,9.

“Como uma das instituições financeiras mais antigas do país, o Banco do Brasil desfruta de patrimônio e credibilidade inigualáveis. Seu status como um banco estatal aumenta sua estabilidade e confiabilidade percebidas.”

Marcas mais valiosas do mundo

Para Eduardo Chaves, diretor geral da Brand Finance Brasil, a participação de duas marcas brasileiras no ranking “ressalta o papel crítico da integração da marca com métricas de desempenho, garantindo que a promessa de uma marca se alinhe perfeitamente com sua entrega operacional”.

O valor da marca é entendido como o benefício econômico líquido que um proprietário de marca alcançaria ao licenciá-la no mercado aberto. A força da marca é a eficácia do desempenho de uma marca em medidas intangíveis em relação aos seus concorrentes.

A lista este ano é novamente liderada por Apple (US$ 574,5 bilhões), Microsoft (US$ 461,1 bilhões), Google (US$ 413,0 bilhões), Amazon (US$ 356,4 bilhões) e Walmart (US$ 137,2 bilhões).

As marcas dos Estados Unidos lideram, representando 52,9% do total, seguidas por China (15,0%) e Alemanha (5,8%). Na divisão por setores, o bancário é o que tem maior representatividade (12,7%), acompanhado do varejo (11,4%) e mídia (10,3%).

Com informações do Valor Econômico

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