- Home
- Mercado financeiro
- Negócios
- Intel nomeia veteranos do setor de chips, após saída de CEO
Intel nomeia veteranos do setor de chips, após saída de CEO
A Intel nomeou dois veteranos do setor de chips para sua diretoria, poucos dias após a saída abrupta do diretor-presidente, Pat Gelsinger. Os novos membros da diretoria são Eric Meurice, ex-presidente e CEO da ASML Holding, e Steve Sanghi, presidente e CEO interino da Microchip Technology.
As nomeações reforçam a diretoria da Intel com experiência no setor de semicondutores, algo que tem faltado enquanto a empresa enfrenta dificuldades nos últimos anos.
O plano de recuperação plurianual de Gelsinger, que acabou por fazer evaporarem US$ 150 bilhões em valor de mercado da empresa, consistia em dobrar a produção, construindo novas fábricas e avançando a uma velocidade vertiginosa para competir com rivais mais ágeis.
A estratégia contrasta com o restante do setor de chips, no qual as empresas evoluíram para se especializar no projeto de chips (como a Nvidia) ou na fabricação de chips (como a TSMC).
Embora a saída de Gelsinger tenha levantado questões sobre o compromisso da empresa com sua direção atual, um dos codiretores executivos interinos deu a entender, na quarta-feira (4), que poucas mudanças podem ocorrer.
David Zinsner, que também é chefe financeiro da Intel, disse que a diretoria está examinando os investimentos, mas que “a diretoria deixou bem claro que a estratégia central permanece intacta”.
As ações da Intel caíram 59% este ano, no ritmo de seu pior ano já registrado.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir