Há desafios para vender produtos renováveis ao mercado externo, diz diretor da Petrobras

O diretor de logística, comercialização e mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, disse que a estatal e o Brasil têm desafios para vender produtos de energia renovável, especialmente biocombustíveis, no exterior.

  • Leia mais:
  • Refinarias terão papel fundamental na transição energética, diz diretor da Petrobras
  • Confira os resultados e indicadores da Petrobras e das demais companhias de capital aberto no portal Valor Empresas 360

Segundo ele, que participa de painel da ROG.e, antiga Rio Oil & Gas, realizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o Brasil possui vocação para produzir biocombustíveis, domínio da tecnologia e infraestrutura logística para comercializar, mas vários países têm colocado restrições em favor de indústrias locais.

Isso inclui o uso de incentivos e subsídios, disse Schlosser. “Temos que trabalhar em parceria para fazer o ‘advocacy’ [defesa] dos nossos produtos”, afirmou. No entanto, apesar de disponível, a infraestrutura precisa de algumas mudanças para torná-la mais eficiente, segundo o executivo.

Outro desafio, avalia, é a necessidade de certificação da matéria-prima brasileira, de modo que os compradores de outros países estejam seguros de que compram produtos sustentáveis.

Para ele, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pode ser uma parceira na certificação e na rastreabilidade da produção agrícola sustentável. “Precisamos de certificação da nossa matéria-prima”.

O executivo observou, ainda, que o Brasil possui condição geopolítica favorável, numa região com poucos conflitos, que favorecem uma oferta de energia de forma segura.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Leia a seguir