A Fitch Ratings aumentou a perspectiva das notas de crédito em moedas estrangeira e local “BB” da Prio de estável para positiva. A nota nacional “AA+(bra)” foi colocada em observação positiva.
Os analistas Lucas Rios, Adriana Eraso e Mauro Storino escrevem que a perspectiva positiva reflete a expectativa de que a Prio ampliará significativamente suas operações a curto prazo, ao mesmo tempo em que mantém seu forte perfil financeiro.
O crescimento virá da integração da participação no Campo de Peregrino adquirida recentemente e da execução de seus principais planos de desenvolvimento em Wahoo e Albacora Leste. A agência de classificação de riscos acredita que a produção da Prio pode chegar a 160 mil barris de óleo equivalente por dia em 2025, com vida útil das reservas em 12 anos e alavancagem abaixo de 1 vez.
Já a observação positiva da nota nacional é apoiada na aquisição, que, por si só, posicionaria os perfis operacional e financeiro da Prio em patamares condizentes com uma nota superior.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir