Como um acordo entre Google e Apple em IA pode tirar o atraso de ambas na bolsa

Em relatório, Itaú BBA afirma que acordo poderia levá-lo a melhorar sua perspectiva para as ações de ambas as empresas

Um possível acordo entre a Apple (AAPL34) para ter no iPhone ferramentas de inteligência artificial do Google (GOGL34) pode mudar as perspectivas para as duas gigantes, que ficaram para trás na escalada do setor de tecnologia nos últimos anos.

A parceria em negociação, conforme noticiou a Bloomberg na segunda-feira (18), poderia licenciar o Gemini, chatbot de IA do Google, ainda neste ano.

As ações da Alphabet, dona do Google, subiram 4,6% e as da Apple subiram 0,6% na sessão e estenderam ganhos na terça-feira.

Google

“A notícia é positiva para as empresas e pode ser uma verdadeira virada de jogo para o Google”, afirmou o Itaú BBA nesta terça-feira (19).

Ainda de acordo com a reportagem, a Apple queria usar modelos de IA desenvolvidos internamente para alguns novos recursos em seu próximo iOS 18, mas decidiu procurar um parceiro para potencializar os recursos da IA generativa, incluindo funções para criar imagens e escrever textos com base em instruções simples.

Antes de negociar com o Google, a Apple teria conversado também com a OpenAI, fabricante do ChatGPT.

De acordo com o BBA, o acordo com a Apple o faria ter uma visão mais positiva para a ação do Google.

Atualmente, a casa de análise tem classificação neutra para as ações da companhia.

Na visão de Thiago Kapulskis, que assina o relatório, o Google poderia se beneficiar de ao menos três formas no acordo com a Apple.

Primeiro, ao monetizar seu braço de computação em nuvem, Google Cloud Platform, de maneira similar à que a Azure, da Microsoft, faz com o ChatGPT.

Além disso, afirma o analista, a Apple poderia fazer parceria com base na divisão das receitas, como o uso da ferramenta de buscas.

Por último, o acordo também validaria o modelo Google Gemini.

Apesar de apresentar resultados bons, e até superar o ChatGPT, o Gemini tem sido criticado devido a resultados ruins que ganharam notoriedade.

Apple

Em relação à Apple, a avaliação do BBA é de que um acordo em IA com o Google pode oferecer um escape para a desaceleração nas vendas do iPhone.

“Acreditamos que um iPhone com tecnologia de IA poderia ser uma mudança significativa para impulsionar um ciclo de atualização”, afirmou Kapulskis. “Isto, por sua vez, poderia nos tornar mais positivos na tese de investimento.”

Efervescência

A notícia ilustra a corrida das big techs para se posicionarem de forma competitiva no que parece ser uma nova era da tecnologia.

A Nvidia, centro dessa escalada de que catapultou seu valor de mercado em 250% nos últimos 12 meses, acabou de fazer um novo movimento.

A Nvidia (NVDC34) revelou na segunda-feira o Blackwell, tecnologia de chip que vai possibilitar o uso de IA em tempo real com mais eficiência do que dispositivos anteriores.

Na última sexta-feira, Elon Musk, dono da Tesla, anunciou a abertura do código do Grok, modelo de inteligência artificial de sua companhia xAI.